Em Dezembro chegam dois novos livros do escritor Miguel Almeida às livrarias do país: Aprenducar com a Mãe Natureza, um livro para os mais “pequenotes”, e Palavras Nossas Volume II, uma colectânea de poesia, onde 20 se dá a conhecer a poesia de 20 “novos poetas”, aqui publicados pela primeira vez.
O título é inspirado em Mia Couto. O conteúdo explora a vivência de pai e educador. A mensagem é sobretudo de cariz ético, ligado à necessidade de crescer em união e harmonia com a Mãe Natureza.
Eis um livro indispensável nas estantes das bibliotecas da pequenada.
Os brinquedos que ficam espalhados pela casa toda ao final do dia são apenas o ponto de partida para um conjunto de histórias que passam pelas brincadeiras de antigamente e pela importância de dar e partilhar, e que acabam na necessidade de reciclar e cuidar da Mãe Natureza.
De segunda-feira a domingo, um capítulo para cada um dos dias da semana.
Um livro para as crianças que gostam de aprender e para os pais que gostam de educar.
Aprenducar com a Mãe Natureza é um livro excelente para oferecer a si próprio ou às suas crianças já neste Natal.
Link da Editora/Esfera do Caos: http://www.esferadocaos.pt/pt/catalogo_detalhe_semcoleccao181.html
Palavras Nossas
Colectânea de Novos Poetas Portugueses
Volume II | 2012
Coordenador: Miguel Almeida
Palavras Nossas Volume II é uma colectânea inovadora e renovadora, com novos temas, novas abordagens e estilos diferenciados.
Nesta “obra colectiva”, 20 “novos” poetas portugueses dão-nos a conhecer o melhor da sua poesia, até agora desconhecida: Acácio Costa, Anya Pinheiro, Arnaldo Teixeira Santos, Carlos Palhau, Isaura Moreira, Jorge Aragão Treno, Jorge Nuno, Manuel Rosa, Manuela Gomes da Silva, Maria das Dores Gomes da Silva, Maria de Lurdes Cunha, Maria Judite Coelho Cândido, Maria Luísa Silva, Maria Pombo, Maria Silvéria Mártires, Maria Teresa Almeida, Marta Limbado, Micaela Adriana Morais, Rúben De Brito, Vítor Fernandes.
A colectânea Palavras Nossas, com o primeiro volume dado à estampa em 2011 e que agora se apresenta em segundo volume, resulta de um projecto literário que procura dar primazia à novidade e à diversidade: autores que pela primeira vez nos mostram a sua poesia inédita — porque vale a pena dar voz a quem nunca teve a oportunidade de se revelar — e um amplo conjunto de temas e estilos diversificados — porque o mundo em que vivemos é feito de muitas e insuspeitas complexidades.
Link da Editora/Esfera do Caos: http://www.esferadocaos.pt/pt/catalogo_detalhe_esfera_contemp179.html
SOBRE O AUTOR:
Miguel Almeida. Nasceu em Rãs, pequena aldeia do concelho de Sátão, distrito de Viseu, em 1970. É autor de Um Planeta Ameaçado: A Ciência Perante o Colapso da Biosfera (2006), A Cirurgia do Prazer: Contos Morais e Sexuais (2010), O Templo da Glória Literária: Versão Poética (2010), Ser Como Tu (2011), Chireto: Uma semana de histórias para contar ao deitar (2011), O Lugar das Coisas (2012), Aprenducar com a Mãe Natureza (2012). Publicou também, desta vez em co-autoria, Já não se fazem Homens como antigamente (2010). É o coordenador da Colectânea de Novos Poetas Portugueses intitulada Palavras Nossas (Volume I, 2011; Volume II, 2012) e da colectânea Contos do Nosso Tempo(2012). Licenciado em Filosofia (Variante de Filosofia da Ciência) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fez o Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente, exerce actualmente funções docentes na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada. Vive na Costa da Caparica, com a mulher, Carla, e o filho, Gabriel, na proximidade poética da família e do mar.