Metamorfose à Beira do Céu
Mathias Malzieu
Editora: Bertrand
Sinopse: Todos nós temos sonhos; o do jovem Tom «Hematoma» Cloudman é voar. Por isso fez carreira como acrobata – segundo alguns, é o pior acrobata do mundo – e especializou-se em números de alto risco, pois assim sente-se mais próximo do céu. Entre saltos e piruetas, sempre sem rede, o seu corpo vai-se desgastando, até que um dia lhe é diagnosticada uma doença incurável. O destino de Tom, contudo, não é viver de asas cortadas. Um dia, num dos seus passeios noturnos pelo hospital, conhece uma fascinante criatura, metade mulher e metade ave, que lhe propõe um estranho pacto: «Posso transformar-te em pássaro e curar-te da tua doença, mas terás de assumir as consequências desta metamorfose.» Estará Tom, o homem que sempre quis voar, pronto para dar um passo irreversível em direção ao desconhecido, abandonando a vida humana por uma nova aventura?
Na tradição das melhores fábulas literárias, Mathias Malzieu conta-nos a história maravilhosa de um homem que quis ousar matar a morte e beijar os céus. Uma reflexão única sobre o poder da vida e do amor.
Opinião: Metamorfose à Beira do Céu é o meu romance de estreia do autor Mathias Malzieu. Há muito que tinha curiosidade em ler algo seu e finalmente se proporcionou essa oportunidade. Esta obra, que é pequenina em tamanho, engrandece-nos o coração com a comoção que provoca nas nossas emoções.
As personagens de Malzieu estão cheias de significado e à medida que a história avança, a empatia e o carinho que ganhamos por elas aumenta. Tom Cloudman é um ser humano que não desiste. Mesmo sabendo-se não ser o melhor naquilo que faz em vez de baixar os braços e desistir, pelo contrário, persiste e insiste em melhorar as suas técnicas de entretenimento ao ponto de arranjar um caixão com rodas e ser esse o seu habitat ambulante. Numa das suas peripécias mais ousadas, as coisas acabam por não correr tão bem como previsto e ele sofre um terrível acidente. Quando acorda, vê-se fechado dentro de quatro paredes brancas e insípidas.
A trama desenvolve-se a bom ritmo. Nunca desistindo do seu sonho de voar, através de alguns actos insólitos, acaba por conhecer a mulher-passáro que lhe oferece uma solução para o seu problema. A solução, no entanto, envolve uma troca que poderia ser difícil, não fosse o seu desespero – uma vida por outra vida. Ao transformar-se em passáro e ao finalmente voar, dada a sua doença perderá qualquer hipótese de ter parte da sua vida humana como a mulher-pássaro tem.
Uma escrita envolvente, uma história comovente e um enredo que nos abraça e nos liga às personagens de forma irremediável. Gostei da escrita do autor e da forma como ele projectou todos os temas abordados nesta obra. Fiquei com o apetite aguçado para ler o seu outro livro publicado pela editora Contraponto – A Mecânica do Coração.
Sofia tens de ler A Mecânica do Coração!!! É adorável!
Tal como este também parece ser.
Tenho de ler!
Teresa Carvalho
Olá Sofia,
Acabei de ler e adorei, também foi o meu romance estreia deste escritor. Fiquei admirada com a doçura das personagens e com a história em si é uma fábula maravilhosa.
Beijinhos e boas leituras;)
Macy, muito obrigada pelo teu comentário 🙂
Leitora, sem dúvida está um livro muito bem conseguido. Fico contente que tenhas gostado!
Beijinho grande e boas leituras*