Opinião: A Tormenta das Espadas (As Crónicas de Gelo e Fogo #5) de George R.R. Martin

A Tormenta das Espadas (As Crónicas de Gelo e Fogo #5)

George R.R. Martin

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse: Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

Opinião: Voltar a Westeros é sempre sinónimo de uma nova aventura (ou várias) cheia de reviravoltas, emoções e adrenalina. George R.R. Martin não se poupa, nem aos seus leitores, às peripécias de um reino cheio de reis e de ao mesmo tempo sem nenhum realmente digno desse título. E enquanto os nobres se vão preocupando com a conquista do reino em si, para lá da Muralha as movimentações vão sendo cada vez maiores e os Outros estão cada vez mais activos. O Inverno está a chegar e não promete nada de bom.

A Tormenta das Espadas traz vários desenvolvimentos que irão deixar o leitor tão estupefacto como ansioso pela sua continuação. Em relação à história não vou adiantar mais nada em relação ao que está na sinopse, mas quanto às personagens tenho algumas coisas a dizer, principalmente no que toca à mudança de sentimentos em relação a alguns.

A empatia com os protagonistas é parte fundamental na leitura de uma obra. N’As Crónicas de Gelo e Fogo tenho assistido a tantas surpresas, revelações e choques que por vezes me levam a repensar a minha posição em relação a algumas delas. Se no início de mal suportava Jaime Lannister, ainda por cima depois do que fez a Bran, a verdade é que Martin neste livro mostra-nos todo um outro lado dele. Em relação a Jon Snow sinceramente neste momento só sinto… pena? Não sei bem. Robb tem subido bastante na minha consideração e Sansa tem mostrado alguma evolução apesar de continuar irritante. Arya mantém-se como aquela por quem todos os leitores irão torcer e Bran parece-me que ainda anda a tentar encontrar a sua própria identidade. Daenerys está cada vez mais senhora de si mesmo e estou a adorar a forma como ela persegue os seus objectivos.

A nível de acontecimentos marcantes, falta deles é coisa que este volume não tem. Dany começa finalmente a compor o seu exército, ligações entre diferentes casas irão ser firmadas, mesmo as mais imprevisíveis, e com consequências ainda por serem reveladas. São várias as perguntas que se vão formando na mente do leitor à medida que a intriga se adensa. As movimentações dos diferentes aliados, a constante ameaça dos Outros, enfim, tanta coisa a acontecer em simultâneo deixando-nos completamente estonteados.

Como sempre a escrita de Martin tem o poder de nos deixar hipnotizados e o ritmo que impõe na história não dá descanso. Há cada vez mais mistério, mais ansiedade e tremenda expectativa para com o que está para vir. Não tenho dúvidas que o autor ainda nos vai surpreender muito, talvez até demasiado! Uma leitura vertiginosa e emocionante que nos absorve completamente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jojo
Jojo
10 anos atrás

Oh filha ainda não viste nada!:p
Agora é que isto vai começar a aquecer… A Glória dos Traidores é alucinante!

Beijinhos Sofia*

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Ahahah, oh Jojo, não duvido mesmo nada! Obrigada pelo comentário 🙂

Beijinho*

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide