Opinião: Jogos Perversos de Shayla Black

Jogos Perversos

Shayla Black

Editora: Saída de Emergência

Sinopse: Morgan O’Malley já assistiu a muitas coisas perversas como apresentadora de um talk-show sobre sexo. Mas nunca tinha conhecido um homem como Jack Cole, um alfa dominante impossível de resistir, e alguém que Morgan quer ter ao seu lado quando um sociopata começa a persegui-la.

Embora Jack seja um guarda-costas, Morgan está longe de se sentir segura na sua presença. De modo lento e sedutor, ele começa a revelar as suas fantasias mais íntimas. E quando finalmente quebra a vontade de Morgan, ela fica chocada por descobrir o quanto está a apreciar o seu toque de mestre. Rapidamente se torna uma presa nos jogos perversos de Jack, mas mesmo sabendo que os seus motivos não são inocentes, nem ela faz ideia do que a espera…

Opinião: Aquando da saída de As 50 Sombras de Grey em Portugal, houve um boom de publicações de romances eróticos. Apesar de não ter lido essa trilogia tão badalada (não fiz questão e continuo sem fazer, não colocando de parte a hipótese de vir a lê-la), através das parcerias editoriais chegaram-me às mãos um número razoável desse tipo de romance. De todos os que fui lendo, cheguei à conclusão que realmente muitos limitaram-se a apanhar boleia, mas que outros foram autênticas descobertas, tanto em termos de abordagem como de originalidade. Jogos Perversos pertence a esta última categoria pela abordagem da autora.

Esta obra, à primeira vista, pode parecer mais um romance em que existem páginas e páginas de descrições de actos sexuais, com primazia nos conceitos dominador/submissa, mas acaba por ser mais do que isso. Tenho reparado que existem bastantes leitoras (sim, sobretudo mulheres) que dizem que só gente frustrada é que lê deste tipo de romances, que só gente doente mental é que pode gostar de ler sobre uma mulher que se entrega de forma total a um homem permitindo-se ser amarrada, subjugando-se totalmente. Bem, não sei quem e que é mais doente. Sei que este tipo de preconceito é completamente desnecessário.

A protagonista fez-me lembrar precisamente esse tipo de leitoras. Mesmo tendo um programa televisivo sobre sexo, após uma abordagem traumática com um ex, em que expressou a sua vontade de experimentar práticas BDSM e como resposta recebeu insultos e que só podia ser atrasada mental, decidiu reprimir todos esses desejos, convencendo-se de que a prática convencional e tradicional do sexo era-lhe mais do que suficiente. Quando conhece Jack, aos poucos este vai perfurando a sua mente, explorando estes desejos que ela combate tão arduamente e de forma desesperada.

Penso que acima de tudo é sobre isto de que Jogos Perversos é sobre: a desmistificação do que é realmente entregar-se a uma relação em que há uma total liberdade de expressão de desejos sexuais sem que para tal as pessoas se sintam umas perfeitas aberrações por gostarem de mais do que a posição do missionário. É algo que vai acontecendo gradualmente. Apesar de Morgan acabar por se mostrar uma submissa natural, combate essa submissão constantemente, sempre com as palavras do ex-namorado em mente. É a entrega, o ganhar a confiança total do parceiro, e essa confiança ser mútua, que permite que uma relação dominador/submissa funcionar em segurança.

Claro que o enredo tem mais do que sexo. Tem suspense, toques de humor extraordinários, mistério, intriga e perigo. A escrita de Shayla Black agradou-me, a linguagem utilizada é adequada, as personagens principais estão bem construídas e são comuns (nada de passados obscuros e traumas que causaram distúrbios comportamentais, são apenas duas pessoas que se entregam ao seu verdadeiro eu sexual) e a acção passa-se a bom ritmo. Foi o primeiro livro da autora editado em Portugal e certamente ganhou mais uma leitora, quanto mais não seja pela sua audácia e atrevimento em confrontar o leitor tão abertamente sobre estas questões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mónica Durão
Mónica Durão
10 anos atrás

De facto, o preconceito ė algo que tolda a mente e por consequencia a leitura. Sendo curta e grossa gosto muito de BDSM, e nao ė sò de ler. De todo. Obrigado por mais esta opiniao. 😉

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Olá Mónica, podes crer que tolda! É terrível e ninguém tem nada a ver com os gostos uns dos outros nem sequer têm que os julgar! Isso irrita-me profundamente!

Obrigada por mais este comentário 🙂

Beijinho e boas leituras!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide