Faça Acontecer – Lean In
Sheryl Sandberg
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Passaram já 30 anos desde que as mulheres se tornaram metade da população com formação universitária nos Estados Unidos. Contudo, são os homens que ainda estão à frente da maioria dos cargos mais elevados nas empresas e nos governos. Embora fatores como a discriminação constituam obstáculos reais à ascensão das mulheres a lugares de poder, elas são também condicionadas por crenças e atitudes enraizadas no subconsciente. Com Faça Acontecer Sheryl Sandberg pretende analisar e ajudar a derrubar estes obstáculos. Num tom bem-humorado, perspicaz e sobretudo realista, este livro encoraja as mulheres a não desistirem de desenvolver o seu potencial.
Opinião: Quando se começa a trabalhar, principalmente no meio empresarial, uma das primeiras noções que nos é incutida é que esse mundo é uma selva. Tal como quase todos os outros. Homens e mulheres competem por mostrar o seu valor, crescerem e fazerem carreira nas empresas em que se encontram. Tudo isto está muito bem, não fossem as coisas serem um bocadinho diferentes no que toca a mulheres em mundos de homens.
O conceito de liderança está associado a personalidades fortes, a capacidade de gerir as mais diversas circunstâncias e de ainda se ser aceite e apoiado por quem é liderado. Esta imagem está frequentemente ligada ao homem. Quem é que imagina uma mulher como líder de uma grande empresa a comandar dezenas de homens, a ser responsável pelo rumo das operações e ainda a ser uma mãe dedicada e presente? Talvez muita gente, mas não certamente quem tem o poder de as colocar nessa posição, ou até mesmo as próprias mulheres com medo de não estarem à altura, de não se sentirem capazes ou até mesmo por ficarem intimidadas. O mesmo já não acontece com os homens, quanto mais não seja por não haver essa obrigatoriedade psicológica na sociedade de serem o cuidador principal da família.
Sheryl Sandberg vem dar o seu testemunho, na primeira pessoa, de como a mentalidade da mulher e do homem podem mudar para este tipo de preconceitos terminarem. Num tom muito realista, Sheryl aborda as várias dificuldades e crises de identidade que muitas mulheres enfrentam, muitas vezes limitando-se a elas mesmas. A origem? Não existe só uma, mas antes um pensamento colectivo, por vezes intimidante, que leva a que muitas mulheres sofram da síndrome do impostor, por exemplo. Dei por mim a reconhecer-me nas palavras da autora o que não é uma coisa boa neste contexto.
Faça Acontecer, é um livro que tanto homens como mulheres podem e devem ler. Elas para perceberem como é que podem continuar com as suas carreiras mesmo constituindo família, eles para perceberem como é que podem ajudar a que as mulheres cresçam e desenvolvam o seu potencial no seu meio de trabalho sem serem julgadas falsamente. O livro não tem a intenção de fazer das mulheres umas coitadinhas discriminadas, mas antes atribuir a responsabilidade às próprias mulheres de tomarem controlo sobre o que querem e que rumo ambicionam, fazendo notar que todas as limitações podem ser ultrapassadas. Recomendo vivamente.