[DESTAQUE] Reportagem – Livros na Estrato(blogo)sfera! Fotografias por Gil Cardoso

Painel Completo!
As bloguers! 
O moderador e os escritores!
João Paulo Sacadura
Tânia Ganho
Márcia Balsas
Afonso Cruz
Sofia Teixeira
Pedro Garcia Rosado
Vera Brandão
Sempre com boa disposição!
A Vera é a nossa entusiasta dos policiais! 
Espero não ter dito muitas asneiras!
Os nossos escritores muito atentos! 
A boa disposição foi a emoção de ordem! 

Foi pouco o tempo e pareceu passar a voar! Com a energia latente do moderador João Paulo Sacadura, começou-se pelas apresentações para logo se avançar pelo tema principal, a importância da blogosfera em Portugal. Um tema central foi a questão da proximidade que um blogue permite com os leitores que as publicações física e a comunicação social impressa não conseguem. Outro ponto pertinente, e que na minha opinião dá pano para mangas, foi a questão de muitas vezes os leitores procurarem opiniões e gostos das pessoas que seguem e não tanto aquela crítica, boa parte dela destrutiva, mais oficial, de pessoas versadas na área.

Também na divulgação de novos autores portugueses, a importância dos blogues ficou reconhecida. É muito mais fácil encontrarmos informações sobre os mesmos nas oportunidades que hoje em dia os blogues dão a esses autores, do que na imprensa escrita. Mais, a informação que está na internet, nunca desaparece, está sempre disponível, o que torna este meio de comunicação muito atractivo para quem quer opiniões em tempo real. 

É de comum acordo que os blogues fazem um trabalho que é impagável. Como disse Afonso Cruz e muito bem, nós basicamente trabalhamos de borla para eles e é claro que eles agradecem (se nem todos agradecem, deviam). A própria escritora Tânia Ganho admira todo o entusiasmo com que bloguers como eu, a Márcia e a Vera, trabalham em que acabam por chegar às pessoas e estas por nos seguirem e quererem falar sobre livros. Da nossa parte, e penso que posso falar pelas três, cada uma de nós tem o seu emprego e quem faz o mesmo sabe o esforço que é manter um blogue actualizado e bem actualizado. Não é só chegar em frente ao computador e depositar meia dúzia de palavras. Requer esforço, ponderação e uma dedicação extrema. Sem esse dito entusiasmo, não haveria a motivação necessária. Felizmente, temos para dar e vender! E não somos as únicas! 

Outro tema fortemente discutido foi a questão de quase não haver literatura nacional policial. Neste ponto, o autor Pedro Garcia Rosado falou um pouco sobre o seu percurso enquanto autor e frisou que o trabalho que é muitas vezes necessário por parte das editoras para se poderem trabalhar como deve ser os manuscritos não existe. Sem dúvida um dedo na ferida no que toca à publicação de novos autores em Portugal. E mais uma vez, muito ficou por ser dito nesta matéria. 

Isto é um resumo já de si resumido do evento. Penso que cada tópico abordado resultaria em horas infindáveis de conversa e nós sem sacrifício algum ali ficaríamos, mas infelizmente o tempo estava contado. Quero agradecer imenso à Joana Freitas da TOPSELLER por me ter feito o desafio e por ter tratado da organização do espaço com a APEL. Muitíssimo obrigada ao João Paulo Sacadura por ter sido um excelente anfitrião e pela sua perspicácia, perguntas certeiras e inquietantes! Obrigada Afonso Cruz, Pedro Garcia Rosado e Tânia Ganho por terem aceite o convite e despendido um pouco do vosso tempo já tão ocupado. Às minhas colegas Márcia Balsas e Vera Brandão um grande obrigada por partilharem deste entusiasmo e por serem uns autênticos pilares da nossa blogosfera. 

Da minha parte, só consigo pensar em vir a organizar mais eventos, mais tertúlias, mais meios de propagação e divulgação da cultura portuguesa. Existe um bichinho por aqui que não fica saciado facilmente e espero mesmo poder vir a organizar e participar em mais iniciativas destas. 

Um último destaque para o Gil Cardoso que tirou fotos excelentes ao evento e que quem estiver interessado em ver o pacote completo, pode contactar. O trabalho do Gil pode ser encontrado aqui: http://www.gilcardoso.net/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide