Opinião: A Revelação, de Lissa Price

A Revelação

Lissa Price

Editora: Grupo Planeta

Sinopse: Com o fim da Destinos Primordiais, Callie já não tem de alugar o seu corpo a sinistros Terminantes. Mas o neurochip que lhe implantaram no cérebro torna-a vulnerável a todos os que quiserem entrar dentro da sua cabeça e obrigá-la a fazer coisas contra a sua vontade. Os Iniciantes que contêm este chip tornam-se cobaias nas mãos dos mais poderosos Terminantes, e alguém anda a fazer explodir os dispositivos, transformando-os em bombas humanas. Determinada a vencer o medo e dar uma vida normal ao irmão, Callie decide ripostar. Encontrar o Velho e travá-lo talvez seja uma sentença de morte, mas ela está disposta a tudo para descobrir a verdade.

Opinião: Conheci Lissa Price através de Destinos Interrompidos, o primeiro livro desta duologia, e na altura não poderia ter ficado mais encantada e apaixonada. Um enredo forte, uma trama intrincada que me prendeu desde o início e um fim que me deixou a implorar pelo próximo. Aqui está ele mas, confesso, não correspondeu às expectativas. Tendo sido mal habituada pelo primeiro livro a um sobressalto constante, mas também a uma entrega apaixonada, A Revelação, em comparação, acabou por saber a pouco, deixando um sabor agridoce. 

A problemática de Callie é bem conhecida – ela tem um chip único na sua cabeça e este é cobiçado para intenções duvidosas. Por causa disso, a sua vida está em constante risco, apesar de a quererem bem viva, e a desconfiança é a emoção predominante. Apesar da sua força de vontade, as invasões à sua mente são constantes e rapidamente percebe que se não se sujeitar a certos acontecimentos, muitas vidas serão perdidas. Tudo piora quando até a sua coordenação motora começa a ser manipulada, em que a confrontam com situações como a sua mão começar a mover-se para alvejar alguém que gosta. Habituada a uma Callie determinada e super protectora em relação ao irmão, custou-me ver uma Callie mais queixosa, que não teve remédio senão deixar novamente o irmão aos cuidados de outrem. 

O início prometeu, apareceram algumas personagens novas, outras antigas reapareceram, e um conjunto de novas premissas almejavam um desfechar estonteante – caso Lissa Price se tivesse dedicado um pouco mais a explorar essas personagens e as suas emoções, como tão bem fez no primeiro volume. A obra, em si, não está de todo má, a questão aqui é que o primeiro livro foi mesmo muito forte e, como tal, a fasquia estava muito elevada. Se o conceito em si, a sua continuação, está bem presente e projecta um universo não tão impossível, faltou o complemento emocional de nos deixar sem fôlego.

Tendo todo um potencial para explorar, a escritora optou por um caminho mais rápido para alcançar o fim, completando assim a série, de nome original, Starters, em que após um vírus, em que apenas escaparam crianças e idosos, toda uma sociedade ficou distorcida, onde vários jovens “não reclamados” se vêem obrigados a viver nas sombras e onde todos os que se “venderam”, se vêem agora em perigo de vida. Esperando mais das personagens do que aquilo que encontrei, ainda assim foi uma leitura rápida, que respondeu a várias perguntas deixadas pelo livro anterior, mas que apenas deixou saudades do estilo do primeiro livro. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide