[Música] Pernas de Alicate soltam “Pássaros”

VIDEO

Directed by Sara Feio

Choreography: Raquel Claudino

Make-up: Lea Magui Louro

Lighting: Sílvia de Sá

Editor: Sérgio Pedro

Actors: Inês de Sá Frias (crow) • Nadia Santos (fox) • Isa Pólvora

Camera: Bruno ‘Rosas’ Pinheiro

Additional Make-up: Inês Marques

Masks & props: Sara Feio

Props Assistant: Vanda Dias Ferreira

MUSIC

Drums: Carlos BB (Keep Razors Sharp, Men Eater)

Voice #1: Miguel da Bernarda (Brass Wires Orchestra)

Voice #2: Ana Miró (Sequin)

Guitar: Gil Amado (Long Way To Alaska, We Trust)

Keyboards: João ‘Shela’ Pereira (Riding Pânico)

Bass: Cláudia Guerreiro (Linda Martini)

Samples and effects: Solid Movement

Produced by Carlos BB

—–

LYRICS 

(by Miguel da Bernarda)

Your tree will grow strong

The seeds got rained on 

By the tears and sweat

You kept in a glass jar

Ten walls to bind us

Six mouths to feed

Four winds to break us

Two less to breathe

It’s too hard to breathe

Breathing is for us

The living ones

Longing is for us 

The loving ones

—–

PERNAS DE ALICATE is a collaborative project made of Music and Image.

More info on our website www.pernasdealicate.com

©Pernas de Alicate 2014

Pernas de Alicate é a dupla Carlos BB e Sara Feio.  Criam, individualmente, música e imagem e, conjuntamente, um universo que tem tanto de estranho como de fascinante, traduzido em obras únicas e tão a/dos dois.

Casa Para Pássaros é um tema em work in progress, do qual temos a primeira metade, os Pássaros. Como é apanágio de Pernas de Alicate, Carlos BB, a cargo da produção musical, dá o mote na bateria. A ele juntam-se Ana Miró (Sequin), Cláudia Guerreiro (Linda Martini), Miguel da Bernarda (BWO), Gil Amado (We Trust e Long Way To Alaska), Shela (Riding Pânico) e o colectivo Solid Movement. O resultado não podia ser mais entusiasmante.

A cadência de Pássaros leva-nos por um caminho hipnótico que se vai tornando cada vez  mais preenchido. O ritmo acelera para desacelerar e desacelera para acelerar. Há um conjunto de vozes que o complementa e que ecoa nos nossos ouvidos de forma inebriante, como se de um chamamento se tratasse. A parte musical de Pássaros puxa-nos para dentro de si mesma e faz-nos acompanhar o seu voo pelo desconhecido. Mas isto, uma vez mais, é só uma parte do que Pássaros é realmente. A parte visual é a outra metade.

O vídeo realizado por Sara Feio conta com a participação das actrizes Inês de Sá Frias, Nádia Santos e da modelo Isa Pólvora. O trabalho coreográfico desenvolvido por Raquel Claudino faz-nos seguir, com precisão, cada um dos movimentos que dão vida ao tema. As expressões faciais são fortes e penetrantes, como se nos quisessem obrigar a ler uma a uma as emoções que transparecem. Em contraponto, há um balanço suave e repetitivo das linhas de movimento dos corpos que cravam e complementam a sensação de hipnose. 

As cores quentes, as sobreposições, os efeitos de duplicação e espelho das imagens, agudizam a sensação de entorpecimento e  conferem ao tema uma aura em que luxúria e misticismo comungam.

Há uma “história” para ser contada mas há também a vontade de esconder qualquer coisa. Em cada movimento, uma parte do corpo intersecta outra e, ainda que nada seja claro, ou possa ser visto à luz do dia sem qualquer tipo de obstáculo, percebemos que a necessidade de ocultação da identidade está presente.

Pássaros faz-nos divagar pelo intrincado universo das relações e pela complexa perversidade humana, cujos pressupostos tão superficiais como ilusórios existem apenas, para se alcançar determinado fim. Como na alegoria do Corvo e da Raposa, que conceptualmente e imageticamente percepcionamos neste tema.

E como quase tudo em Pernas de Alicate parece existir às metades, aguardemos a saída de Casa, onde outros artistas do campo da fotografia e da ilustração se juntarão a BB e Sara para que Casa de Pássaros se nos apresente em toda a sua sumptuosidade. 

Ágata Alencoão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide