Ai que ele vem aí…! [Diário de Bordo XXXI] – Escritaria 2014

Estou na manhã do meu segundo dia em Penafiel e não podia estar mais encantada. Para além de ser a minha estreia num Festival Literário, não é difícil chegar à conclusão que, mesmo dentro desse tipo de eventos o Escritaria tem algo que o destaca, um toque de personalidade e carácter que não se tem porque se quer, mas porque se conquista. Nunca antes tinha visto uma cidade de tal maneira compenetrada e dedicada a um único objectivo – homenagear um escritor em que tudo o que é património – lojas, casas, espaços públicos – está de alguma maneira marcado com a imagem deste autor. Passear pelas ruas de Penafiel, neste momento, é passear pela obra literária de Lídia Jorge, caminhar de mão dada com citações, pequenos excertos e vários dos elementos ligados às narrativas que até hoje nos proporcionou. 

Começou no dia 1 de Outubro e desde então as actividades têm sido intensas e constantes. Teatro de Rua, a passagem diária do filme “O Dia dos Prodígios”, adaptado e encenado por Cucha Carvalheiro, arte pública ao vivo espalhada em vários pontos da cidade, conversas com Lídia Jorge exposições na Biblioteca Municipal, entre outros. 

A sensação que dá, quando mergulhamos no mundo do Escritaria, é que estamos a quebrar barreiras no que toca à exposição do autor em relação aos seus leitores. Enquanto leitora, quando leio as várias obras de um autor apenas consigo imaginar o que lhe passa pela cabeça, de que forma é que o que leio pode ou não ser parte da sua personalidade. Neste Festival, não só testemunhamos as reacções de Lídia Jorge a todas as manifestações que existem como reflexo da sua arte escrita, como também nos sentamos à sua mesa, conversamos e tornamos toda esta distância entre leitor e escritor praticamente inexistente. 

Farei um post, mais tarde, dedicado ao que pude presenciar, mas entretanto deixo-vos o álbum das fotografias que tirei até agora, como testemunha de toda esta belíssima homenagem à grande mulher, e escritora, que é Lídia Jorge – http://www.branmorrighan.com/2014/10/fotografia-escritaria-2014-chegada.html

Numa última nota, deixo a minha alegria por ser pioneira em quebrar barreiras. O Morrighan é um blogue pessoal e tem sido nesse contexto que tem sido convidado para os vários eventos musicais e literários. Se em Paredes de Coura foi o primeiro blogue pessoal a ser convidado como imprensa, também a nível de Festivais Literários se quebra agora essa barreira. O meu profundo agradecimento pela oportunidade e pelo voto de confiança. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide