Twisted Freak – Summer Nights EP
Depois de Sons distantes de uma alma perdida no Éter e We Play With Time, eis que nos chega mais um trabalho de Twisted Freak – Summer Nights. Se o cariz experimental é algo dado como certo, também se tem tornado uma certeza que a capacidade de ultrapassar barreiras e de surpreender com originalidade a cada produção é já uma qualidade intrínseca ao trabalho de José Silva. Summer Nights, não escondo, tornou-se rapidamente no meu disco de Twisted Freak preferido, não só pela sonoridade, como também pela narrativa estética do mesmo.
Ouvido em loop nas primeiras horas depois de o ter descarregado, existe algo nestas músicas que me desassossega e tranquiliza ao mesmo tempo. É um álbum crepuscular, de sons quentes que evocam encontros e desencontros, paixão e, por vezes, até solidão. Existe um jogo entre o vazio e o todo, em que a cada momento escolhemos a porta que queremos abrir e nos deixamos levar pelas texturas rítmicas que muitas vezes surgem como oásis de recordações deleitáveis, mas também com sombras leves de alguma inquietação.
Fly Fly Fly, a despedida deste EP, e a mais longa das composições, empreende uma viagem rica no que toca à exploração e conjugação da música electrónica e da samplagem, culminando numa harmonia que pede ao corpo que se deixe levar, dançando e expurgando tormentas, alcançando por fim a liberdade. Um disco provocador e de indelével beleza.
Da Press Release: Valha-nos que as peripécias que atrasaram sucessivamente o lançamento de Summer Nights EP são directamente proporcionais à colecção de histórias e acontecimentos que o inspiraram, ou caso contrário não estaríamos a celebrar um regresso à estação mais quente.
Gravado por José Silva logo após a edição de We Play With Time, e masterizado por Ricardo Cabral no Quarto Escuro, este Summer Nights EP mantém-se fiel a um certo ambiente noir que caracterizou o LP de estreia de Twisted Freak, ora seguindo a electrónica mais atmosférica e exploratória, ora apresentando refrães e breaks orelhudos. No fundo, estes cinco temas carregam algumas noites em branco, resquícios de sol matinal, fumo e ecos de festas que ainda não acabaram.
Alinhamento:
1. Fluid Green
2. Fleenterlude
3. Summer Nights
4. U Have Stolen My Mind Completely
5. Fly Fly
Para ouvir e descarregar: