Já muitos conhecem o NOS em D’Bandada, mas o que se calhar nunca deram conta é da excelência dos espaços e das bandas que por lá passam. O cartaz é de luxo e podendo é passarem pelos espaços onde irão decorrer os concertos. Já vos deixo com o comunicado de imprensa, mas antes quero dar destaque a algumas actuações que ou já vi e são muito bons ou quero ver. Como não dá para ver tudo tudo tudo, aqui ficam pouquinhas bandas, quase em tom ingrato: Basset Hounds, Birds Are Indie, Benjamim, Filho da Mãe e Ricardo Martins, Francis Dale, Keep Razors Sharp, Golden Slumbers, Moullinex, Mr. Herbert Quain & João Pedro Fonseca, They’re Heading West, Thunder & Co., Tó Trips, Vaarwell e Xinobi.
São 78 bandas, 21 espaços e 14 horas de música. Aquele que já se tornou um evento da cidade para a cidade, conhecido como São João da Música, volta para encher de vida a baixa do Porto, naquela que será a maior edição até à data. A entrada do Coliseu no roteiro é uma das grandes novidades.
O próximo dia 12 de setembro volta a ser uma data para colocar na agenda de quem gosta do melhor que se faz na música em Portugal. Na sua quinta edição, o NOS Em D’Bandada, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, volta a invadir vários espaços da baixa do Porto, oferecendo à cidade 78 concertos de entrada livre, distribuídos por 21 palcos.
Programação
O S. João da Música volta em força à cidade que o viu nascer e promete trazer uma amostra que bem ilustra a força da música que se faz em Portugal.
A programação volta a ter como base o projecto da editora NOS Discos sobre a alçada do diretor artístico e programador do evento Henrique Amaro, e conta também com a ajuda de várias prestigiadas editoras e promotoras de música 100% portuguesa, nomeadamente Azáfama, Filho Único, Lovers & Lollypops, Maus Hábitos, Pataca Discos, Sister Ray ou Turbina.
O espírito de sempre mantém-se e vai haver música por todo o lado.
O elétrico 203 volta a receber um concerto móvel que percorrerá a baixa do Porto com um dos mais consagrados artistas portugueses a bordo, Jorge Palma.
O Coliseu Porto junta-se ao evento e disponibiliza ao público uma experiência que une duas grandes tradições portuguesas: o fado e a sala. Carminho e Aldina Duarte serão as protagonistas de um dos palcos que (outrora alocado ao Passeio das Virtudes) tem vindo a aumentar a sua procura edição após edição.
A Avenida dos Aliados vai receber Miguel Araújo, aquele que é um dos maiores embaixadores do evento e que todas as edições se reinventa consoante o formato pedido.
A Praça dos Poveiros levará ao público os aclamados nomes do hip-hop português Valete, Sam The Kid/Mundo Segundo e contará também com a presença dos novos projectos portugueses neste segmento.
A Praça dos Leões não perde a tradição de espaço reservado ao evento e será o palco para os projectos electrónicos que têm vindo a ter cada vez mais destaque nacional e internacional.
Uma das grandes novidades deste ano é a inserção da Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha, no mapa do NOS Em D’Bandada que receberá os concertos de Benjamim, Tape Junk e Éme.
A programação terminará com Ecko Deck, Mirror People e Branko no Coliseu Porto para encerrar esta edição numa grande festa.
Uma festa da cidade para a cidade
Uma das principais características do NOS Em D’Bandada é o facto de defender um formato dinâmico e, mais uma vez, a organização volta a desafiar a cidade a juntar-se através da dinamização de espaços próprios (lojas, restaurantes, hotéis, hostels, cafés, casas particulares) e na mobilização de artistas para atuações nesses espaços que possam complementar e enriquecer o evento.
Artistas
Aldina Duarte, Alex FX, Arruada, B Fachada, Bamba Social, Banda às Riscas, Basset Hounds, Beautify Junkiards, Benjamim, Birds Are Indie, Black Mamba, Branko, Caos Fofinho, Carminho, Coelho Radioativo, O.G.B.E., Cut Slack, Deau, Desligado, DJ Miguel Quintão, Ekco Deck, Éme, Filho da Mãe e Ricardo Martins, Flamingos, Francis Dale, Ghost Hunt, Gin Party Sound System, Golden Slumbers, Helena Sarmento, Isaura, Janeiro, Jorge Palma, Keep Razors Sharp, Lola Lola, Marionetas, Melopeias, Miguel Araújo, Mike El Nite, Mirror People, Modernos, Moullinex, Mr. Herbert Quain & João Pedro Fonseca, Niagara, Nuno Prata, O Incrível Homem Bomba, Olavo Lúpia, Oliveira Trio, Paulo Barros, Pega Monstro, Peixe, Pista, Plus Ultra, Rated With an X, Sam The Kid / Mundo Segundo, Sampladélicos, Savanna, Stone Dead, Super 8, Tape Junk, The Sunflowers, The Walks, The Wild Booze, They’re Heading West, Thunder & Co., Tó Trips, Trêsporcento, Vaarwell, Valete, Weatherman, Xinobi, Youth Culture HiFi, Youthless
Espaços
Avenida dos Aliados, Café Au Lait, Café Ceuta, Cave 45, Coliseu Porto, Elétrico, Era Uma Em de Paris, Hotel Paris, Igreja Santo Ildefonso, Locomotiva, Maus Hábitos, Passos Manuel, Plano B, Poveiros, Praça dos Leões, Praça Lisboa, Rua Conde de Vizela, Rádio, Rua, Rua Cândido dos Reis.
Curadorias
Azáfama, Filho Único, Lovers & Lollypops, Maus Hábitos, Pataca Discos, Sister Ray, Turbina.