Citações Aleatórias #23 – José Luís Peixoto

“Na cozinha, o príncipe de calicatri. O senhor violinista acabou de comer a sopa e descascou uma maçã. Da lâmina da navalha, saiu um fio de casca de maçã que se enrolou, enrolou e que pareceu interminável até ao momento em que acabou. Depois cortou a maçã em cubinhos que enfiou na boca e que lhe formaram ângulos na face. Esta parecia ser a única coisa que acontecia no silêncio. Mas, dentro do príncipe de calicatri e dentro da escrava miriam, fervia um tremor, ora irado, ora brando, uma arma de ar, que era igual dentro dos dois. Um desassossego que dominavam com esforço, para que não lhes tremesse o corpo, para que não começassem a gritar. Um desassossego que era um tremor que o corpo continha, que era um grito que a voz amordaçava. O senhor violinista mastigou o último cubinho de maçã, engoliu-o com um movimento de garganta, levantou-se e saiu. Para o senhor violinista, levantar-se e sair foi natural e fê-lo com a indiferença dos actos naturais. Para o príncipe de calicatri e para a escrava miriam, vê-lo sair foi o início do pânico.”

Uma Casa na Escuridão, José Luís Peixoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide