Em Outubro, pela Planeta: Saudade, de Linda Holeman

SAUDADE

Linda Holeman

544 páginas/ PVP: 21,95 €

Arrebatador, cativante e com personagens que fazem deste livro, uma leitura maravilhosa.

Intriga, romance, história, com uma pesquisa rigorosa narrada de forma soberba.

Uma fascinante história de perda, romance e traição no Portugal do século XVIII.

Embora seja ambientado no século XVIII, este livro é muito mais do que um romance histórico típico. É um romance que abarca os sentimentos mais profundos de personagens muito bem construídas. Poderia passar-se no século XVIII ou no século XXI. Neste romance há feitiços e curas, muitas garrafas de vinho provadas e bebidas, diamantes extraídos e depredações coloniais no Brasil, padres venais, maridos traidores e filhos ilegítimos, o horrendo terramoto que quase destruiu Lisboa e, uma história de amor. Com o talento de Linda Holeman, a odisseia da personagem principal, Diamantina, encontra-se no cerne da história de uma mulher que tem de aprender a viver com as escolhas que tomou, quer lhe tragam alegria, quer a atirem para a tragédia. 

LIVRO

Pouco depois, a mãe, uma feiticeira e curandeira africana, adoece e morre, deixando a filha a lutar sozinha pela sobrevivência no pequeno casebre da praia onde viviam. Por baptizar, marcada pela feitiçaria da mãe e pelo sangue estrangeiro que lhe corre nas veias, essa luta parece condenada ao fracasso. Durante algum tempo, a segurança de Diamantina parece encontrar-se em Abílio, que partilha o sonho de partir daquela ilha. Contudo, Abílio é um homem sem escrúpulos, que a usa a seu bel-prazer. Se Diamantina fosse uma jovem respeitável, ele tê-la-ia desonrado. Mas ela não é respeitável e não consentirá que a desonrem. Orquestra a fuga da ilha mediante um casamento de conveniência com um ex-padre, Bonifácio, que se encontra mergulhado num terrível ciclo de culpa, tentação e redenção, e que aceita esta marginal como esposa e penitência, levando-a para casa do pai, num vinhedo rodeado por montanhas, na ilha da Madeira, onde ela se sente ainda mais enclausurada. 

Independentemente dos obstáculos que estes homens ponham no seu caminho, Diamantina recusa-se a aceitar o seu destino e determina-se a criar a vida que deseja para si. 

AUTORA

«O meu amor pelas viagens está intimamente ligado aos mundos que crio… não sabia que iria escrever este romance ambientado em Portugal até que me encontrei a percorrer este país.

A viagem levou-me à costa do Algarve, a Sagres e, ao Cabo de São Vicente, muito importante para os navegadores portugueses nos séculos passados. Os navios largavam deste ponto para o outro lado do Atlântico. Eu estava em pé à beira do penhasco, contemplando a imensidão. Era um lugar de paz e maravilha, com o cheiro do mar, o gosto suave do vento salgado, e o som evocativo de aves marinhas voando enquanto olhava para o mar… e nesse momento surgiram-me as primeiras imagens… o meu próximo romance seria passado em Portugal.»

Linda Holeman é a autora de cinco romances best-sellers. Encontram-se traduzidos em dezoito línguas. Grande viajante, cresceu em Winnipeg e vive entre Toronto e Santa Mónica, na Califórnia.

Para saber mais sobre a autora visite: www.lindaholeman.com 

IMPRENSA

«O último romance de Linda Holeman, Saudade, é uma mistura emocionante de tragédia e triunfo, segredos e revelações, e uma confiança que vem de saber que o destino não é determinado no nascimento, mas sim por escolhas difíceis e perseverança… Personagens interessantes, fascinante paisagem e uma narrativa em grande estilo».

 Historical Novel Society, US & UK

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide