Em Janeiro, pela Companhia das Letras Portugal: O Amor Natural, de Carlos Drummond de Andrade

Amor Natural

Carlos Drummond de Andrade

Companhia das Letras

ISBN 978 989 6650 476

122 Páginas

PVP c/IVA 15,50€

Um dos melhores exemplos da grandiosidade do poeta e escritor brasileiro

LIVRO

Publicado em 1992, cinco anos depois da morte do autor, O amor natural foi saudado, com justiça, como um grande acontecimento cultural: a lírica erótica (e por vezes pornográfica) de um dos maiores poetas da literatura brasileira finalmente publicada. Mais de 20 anos depois da publicação original, pode afirmar-se que a leitura do livro ganha ainda mais importância: os poemas eróticos de Drummond, que na edição original foram lidos quase como uma excentricidade dentro da sua vasta e importante obra, estão entre os maiores exemplos dessa modalidade de lirismo em qualquer idioma. Fortes, intensos e sem o travo de melancolia da poesia amorosa de Drummond, os poemas de O amor natural chegam a ser solares na sua clara e positiva afirmação do desejo sexual, do conhecimento físico entre duas pessoas e da vitória contra a morte que representa a busca pelo prazer. Compostos no decurso da longa carreira literária do autor, os textos reafirmam a enorme vitalidade – pessoal e literária – do autor.

AUTOR

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE nasceu em 1902 em Itabira, estado de Minas Gerais. Apontado como um dos mais importantes poetas de língua portuguesa do século XX, estreou-se na literatura em 1930 com a publicação de Alguma Poesia, a que se seguiram, nos cinquenta anos seguintes e até à sua morte, em 1987, Sentimento do Mundo (1940), A Rosa do Povo (1945), Novos Poemas (1948), para nomear apenas algumas das mais importantes obras que produziu. Contos de Aprendiz, publicado originalmente em 1951, constitui a primeira grande incursão do poeta no universo da prosa ficcionada. Nome incontornável da literatura brasileira, Drummond de Andrade morreu aos 84 anos no Rio de Janeiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide