UM AO MOLHE
FESTIVAL ITINERANTE DE ONEMANBANDS
O que acontece quando se consegue juntar num carro alguns dos melhores artistas a solo do panorama nacional?
Com estreia em 2015, o UM AO MOLHE lançou um desafio: e se se juntassem num carro alguns dos melhores músicos nacionais com projetos a solo? A resposta foi o primeiro festival nacional itinerante dedicado a One-ManBands. Dando boleia a alguns dos mais promissores artistas deste formato, o Festival percorreu várias cidades, ao longo de quatro meses, e com o apoio de diversos parceiros. Neste ano de 2016, o cubo regressa e volta a representar os artistas a solo e fazerlhes companhia na estrada.
Com festa de abertura agendada para dia 5 de Fevereiro, o UM AO MOLHE tem rota traçada durante três meses, por cidades portuguesas como Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Ponte de Lima, Vila Real, Monção, Armamar, Bragança e Lamego. Repetindo a viagem por terras espanholas, o cubo tem paragens previstas para Ourense, Vigo e Bueu. O festival pousa as malas no dia 30 de Abril e mais destinos estão ainda por anunciar.
No cartaz encontramos nomes já familiares da edição do ano passado, como COELHO RADIOACTIVO, O MANIPULADOR, SURMA, THE PARTISAN SEED, JACKETX ou DAWN:BIRD, entre outros. Também outros projetos serão adicionados ao elenco, que prometem concertos imperdíveis, como ANA DEUS, NICK NICOTINE, JOSÉ VALENTE, OROBORO ou RARARERURI, e muitos mais nomes a revelar.
O festival é uma iniciativa do colectivo Antes Cowboy que Toureiro e tem como objectivo promover e mostrar aquilo que de melhor se faz em Portugal, a nível de projetos musicais a solo, masculinos e femininos, criando um circuito sólido para o crescente número de músicos emergentes, com aposta na descentralização.
Dia 7 de Abril teremos uma edição conjunta entre o Um ao Molhe e o blogue BranMorrighan no Musicbox Lisboa! É ficarem atentos!