O Demónio da Depressão
Andrew Solomon
Género: Literatura / Não-Ficção
N.º de páginas: 816
Tradução: Francisco Paiva Boléo e
Constança Paiva Boléo
Data de lançamento: 12 de Fevereiro
PVP: 24,40€
ISBN: 978-989-722-274-0
Vencedor do National Book Award
Finalista do Pulitzer
O grande tratado sobre a depressão, numa leitura envolvente e acessível a todos os leitores. Um relato pessoal da batalha de um homem contra a depressão crónica. Partindo da sua própria batalha contra a depressão, Andrew Solomon constrói um monumental retrato da doença que assola os nossos tempos. As medicações, os tratamentos alternativos, o impacto do distúrbio nas várias populações, as implicações históricas, sociais, biológicas, químicas e médicas da depressão: um dos maiores tratados já escritos sobre o tema. Um livro obrigatório para todos aqueles que sofrem ou conhecem alguém que sofre de depressão.
LIVRO
«A depressão, sob diferentes designações e aparências, é, e sempre foi, ubíqua por motivos bioquímicos e sociais. Este livro tenta captar a extensão temporal e geográfica da depressão. Se por vezes pode parecer que a depressão é uma calamidade particular das classes médias do moderno mundo ocidental, isso deve-se a que foi nessa sociedade que subitamente foi adquirida uma nova sofisticação no reconhecimento da depressão, que lhe foi dada uma designação, que foi tratada e aceite — e não porque tenhamos um direito especial a queixarmo-nos. Nenhum livro pode medir o alcance do sofrimento humano, mas espero que ao indicar esse alcance, possa ajudar alguns homens e mulheres que sofrem de depressão a libertarem-se dela. Nunca poderemos eliminar toda a infelicidade, e o alívio da depressão não é garantia de felicidade, mas tenho a esperança de que os conhecimentos que este livro contém venham a ajudar a eliminar algum sofrimento de algumas
pessoas.»
AUTOR
Andrew Solomon nasceu em Nova Iorque, em 1963, e formou-se em Inglês e Literatura em Yale. É mestre e doutorado por Cambridge, consultor especial de saúde mental LGBT em Yale e membro do conselho consultivo do Columbia University Medical Center. Escritor, ativista e conferencista, os seus livros foram distinguidos com o National Book Award (O Demónio da Depressão) e com o National Book Critics Circle Award (Longe da Árvore, a publicar em 2017, pela Quetzal).