[Queres é (a) Letra! Especial Exclusivo] “Liquid Peace” é o tema de apresentação do novo disco dos smartini

Os smartini acabam de apresentar o videoclipe do novo Single “Liquid Peace”, que fará parte do disco homónimo a ser lançado em meados de Setembro. Este tema foi gravado nos estúdios Sá da Bandeira, no Porto, e é a primeira amostra deste novo trabalho. O tema está também disponível para download gratuito através do bandcamp em: https://smartini.bandcamp.com/track/liquid-peace

A banda surge com refências apoiadas em estruturas musicais que procuram descrever paisagens, momentos e sentimentos. Esta narrativa torna-se intuitiva e espontânea e reproduz-se através de rastos melódicos que por vezes se tornam incontornavelmente frenéticos. Foi deste modo que João Paulo Duarte, Lourenço Mendes, Ricardo Costa e Patrício Ferreira criaram os smartini.

Depois de quatro anos a trabalharem canções intercaladas com vários concertos, em 2007 lançam o álbum de estreia intitulado “Sugar Train”. Sobre este, a banda descreve-o como uma espécie de viagem de comboio por entre algumas das regiões mais alternativas da música, uma velha locomotiva a vapor que percorre os trilhos de uma linha única rumo ao noise de Glenn Branca. Seguiram-se mais de meia centena de concertos um pouco por todo o país.

Sobre este trabalho Valter Hugo Mãe escreveu da seguinte forma: “sugar train é o título do longa duração de estreia dos smartini, um projecto de caldas das taipas – ali metido entre braga e guimarães – que prima pelo rock de guitarras ao jeito dos anos 70/80, com referências para gurus como sonic youth, dinosaur jr, the stooges, yo la tengo, entre outros. São oito temas cantados em inglês que tendem para uma energização fulgurante. amantes do noise, buscam a intensificação das guitarras através de avanços e recuos inteligentes, criados como se fossem investidas de inspecção de terreno e ataque (…) é mais uma prova de que o rock propriamente dito está de volta e está em grande força no rectângulo nacional. com nomes como the vicious five, dapunsportif, linda martini, mundo cão, x-wife, e agora os smartini, o país do fado pode candidatar-se seriamente a ser um caso valioso para o rock contemporâneo.

Em Novembro de 2009 aconteceu a última aparição desta formação em palco; a banda de “Sugar Train” tinha finalizado a viagem. O caminho que se seguiu foi feito sem a locomotiva, com outros hobbies, outras vidas e novos valores familiares. Os anos passaram, contudo há paixões que nunca se vão deixando e os amplificadores voltaram a aquecer as válvulas. Revisitou-se o passado e coisas novas surgiram. Voltaram a sentir o palco, em 2015 com um punhado de datas que marcaram o regresso às actuações ao vivo, e decidiram gravar. 2016 está apontado para o regresso dos smartini às edições discográficas.

Sigam em:

https://www.facebook.com/smartinimusic

This is the best part of your life

I want to see you climb again

Cause you’re true

You’re simply true

I heard the sound of your liquid peace

My time is wasting but I need to stay

Once more

Yes just once more

I wish I could take that flight tonight

And help you touch your shining star

He´s all for you

For you and you

Take that flight tonight

And touch your shining star

The world is all for you

For you and you

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide