Vários estudos indicam que em Portugal um em cada cinco adolescentes, entre os 13 e os 15 anos, já se envolveu em episódios de bullying, verificando ainda a subida significativa do cyberbullying com recurso às redes sociais e aos telemóveis.
O bullying pode ter consequências devastadoras tanto a nível físico, como psicológico. Afeta o desenvolvimento psicossocial dos jovens, quer das vítimas, quer dos próprios agressores, por isso é importante sensibilizar a sociedade para este tipo de comportamento.
Com prefácio de Diogo Valente, mais conhecido por D8 (finalista do programa Fator X) Bullying: Guia de Sobrevivência, de
AijaMayrock, vítima de bullying durante muitos anos, traz conselhos, dicas e testemunhos que vão ajudar não só a vítimas, mas como os pais a lidarem com esta situação.
LIVRO
Aija Mayrock, uma adolescente como tu, vítima de bullying como tu, escreveu este livro onde explica de forma clara todas as faces do problema: o ciberbullying, os confrontos nas salas de aula, os insultos nas aulas de Educação Física, as falsas amizades, a solidão, a falta de autoestima, o medo.
A autora expõe corajosamente todos os sentimentos por que passou enquanto vítima de bullying, sem vergonha e sem medo. Dá-te dicas e truques de sobrevivência, conselhos sobre como lidar com o medo, como falares com os teus pais e professores, como podes voltar a gostar de ti como és, sem teres de mudar. Mas, sobretudo, faz-te perceber como tens andado a pensar de forma errada. Aija é convidada frequente em programas de televisão, revistas, eventos, e dedica boa parte da sua vida à luta contra o bullying, divulgando o seu livro, a sua história e ajudando milhões de jovens, como tu, em todo o mundo.
«Sei o que é odiarem-nos sem razão, isolarem-nos sem explicação, sentirmo-nos sozinhos. Por isso, vou tentar ajudar-te. Vou contar-te parte da minha história e como ultrapassei as dificuldades. Mas não vou perder muito tempo com o que me fez cair, porque não tem tanta importância quanto o que me fez voltar a levantar.» – Aija Mayrock
O último estudo, realizado em 2013 pelo Instituto Nacional de Estatística, aponta para 70% de divórcios por cada 100 casamentos em Portugal, tornando o nosso país o segundo da União Europeia com mais divórcios. E, se é verdade que o divórcio dos pais é uma realidade difícil de aceitar e que pode ter consequências negativas para os filhos, também é verdade que os estudos têm vindo a mostrar que a separação não é, obrigatoriamente, traumatizante para a criança e cada vez mais há benefícios destas novas famílias para os mais pequenos.
LIVRO
Os teus pais separaram-se e agora tens duas casas onde morar, e há tudo a dobrar. Isto só pode ser bom. Ou será que não?
• As manhãs em que nunca sabes onde estão as tuas coisas;
• As regras da mãe, que são exatamente opostas às do pai;
• Os jeans que adoras, mas que estão sempre na outra casa;
• O teu melhor amigo, que nunca sabe para onde deve ligar;
Se tudo isto faz sentido, este livro é para ti!
Com ele vais aprender a negociar com os teus pais, a poupar dinheiro, a decorar os teus dois quartos, a organizar melhor a mala, entre tantas outras dicas e soluções que te ajudarão a sentir bem em casa da mãe e em casa do pai.
Graças aos cartoons divertidos e aos testemunhos de quem já passou pelo mesmo, vais perceber que uma separação pode trazer coisas boas e, sobretudo, que vais sobreviver!
Os teus pais estão separados, mas A TUA VIDA NÃO TEM DE ESTAR DIVIDIDA!
Vida Dupla: Ser Filho de Pais Separados, de Karen Buscemi (texto) e Corinne Mucha (ilustração), vem provar que os mais novos vão “sobreviver” ao divórcio dos pais e que até pode ter vantagens!