[Playlist da Quinzena] 16 a 31 de Outubro de 2016 – As Escolhas de Marta Banza

Sou a pior. Queria ter lançado esta playlist logo no Domingo, dia 16, por ser a data da exposição da Marta, da qual já falei aqui: http://www.branmorrighan.com/2016/10/diario-de-bordo-o-meu-retrato-no.html

O problema é que na minha cabeça tinha sido mesmo isso que tinha feito, até que hoje dei conta que não. Ahahah! Desculpa, Martinha!!! Mas basicamente esta quinzena é dedicada à Marta, que já tanto fez por mim e pelo blogue (foi a ilustradora do 7º aniversário). É das pessoas mais queridas e genuínas que eu conheço. Tem um coração irrequieto e desassossegado, mas sempre terno, atento, solidário e apaixonado. Aqui ficam as suas escolhas e aproveitem para visitar a sua página de artista: https://www.facebook.com/MBanzaPhotography/

Quando a maravilhosa Sofia me convidou para construir uma playlist para o seu maravilhoso blogue, invadiu-me um daqueles sorrisos semi envergonhados, meio menineiros, ao mesmo tempo que me transportou a mente para a minha gaveta de músicas que mexem comigo, onde andei a vasculhar.

Não demorei a perceber que a gaveta é remexida e arrumada de maneira diferente de tempos a tempos… Por isso decidi fazer uma lista de músicas que me viessem à cabeça sem ter que pensar muito. Porque essas é que estão, neste momento, a ter impacto na minha forma musicada de ver a vida, guiando-me pelos dias consoante o tom. Não falarei extensivamente sobre cada uma, pode ser que tenham vontade de as ouvir e descobrir por vocês algum significado.

The Other Woman – Nina Simone

A razão desta versão desta música aparecer em primeiro na lista não é aleatória. É que, mal entra o piano, é como se todo o meu corpo fosse uma coluna por onde passa toda esta melodia. Arrepio-me até à pontinha do meu dedo mais pequenino do pé, que nem tinha dado por ele até a Nina ter começado a cantar. Adoraria ter conhecido a Nina, mesmo tendo quase a certeza de que a sua altivez a roçar o ressentimento tivesse feito dela uma mulher muito sua, pouco dada a quem pouco conhecia (ou pouco merecia). É uma música de Mulher para Mulher. Ah! E depois acaba… E afinal era tocado ao vivo. Lá vem mais um arrepio…  

By The Cathedral – Keren Ann

Esta música é, para mim, dona de umas das rimas que mais adoro. Envolta de uma simplicidade romântica, uma melancolia muito feminina, enquanto é acompanhada de uma guitarra que quase alegra o triste. Numa disputa com a voz da Keren, o pequeno solo de trompete para mim, encaixa na perfeição.

Water Me – FKA Twigs

Um vício recente. A FKA Twigs prendeu-me desde a primeira música, que foi esta. Transmite-me a fragilidade que mesmo a mulher mais possante inevitavelmente sente, ao mesmo tempo que me convence de que o crescimento pessoal pode ser inibido ou enaltecido por aqueles que escolhemos ter à nossa volta. A quem nos escolhemos dar. 

X – Tiago Bettencourt & Carminho

Esta mexe comigo de forma agridoce. Aproxima-me de alguém que já cá não está, que partiu cedo e com quem me identifico, enquanto me enche a alma como só as músicas portuguesas conseguem fazê-lo. Enquanto escrevo sobre ela oiço-a, e dá-me vontade de parar, fechar os olhos, chorar, dançar, e sonhar a noite toda. E eu “queria mais altas as estrelas, viver a vida – quanto mais funda e lúgubre a descida, mais alta é a ladeira que não cansa.”

Eu Te Amo – Chico Buarque

A Música. É, para mim, aquela que desde o primeiro dia desponta a mesma reação em mim. Como se nunca a tivesse ouvido antes, mas que já deixou raízes no meu coração. Acompanha-me sempre, mesmo que não a oiça, está em mim. Oiçam bem este poema… Se vos acontecer como a mim, sentir-se-ão pequenos perante o Amor. O sentimento ao qual o Homem tanto foge, mas que “volta sempre a enfeitiçar”. Esta música dá-me razões para crer na beleza da nossa raça, apesar do dia-a-dia que o contradiz. 

Assim termino esta playlist… Estou de coração mais cheio, porque falei de um pouco do que me une ao Mundo e me move todos os dias. Obrigada, querida Sofia, por este espaço que fizeste meu, sendo teu. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide