Divulgação: Como Publicar o Seu Livro – O Mundo Editorial Por Dentro e Por Fora, de Rita Canas Mendes

Como Publicar o Seu Livro – O Mundo Editorial Por Dentro e Por Fora

Rita Canas Mendes

Género: Literatura / Referência

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 280

PVP: € 16,60

ISB: 978-972-25-3134-4

Não é por acaso que se fala em «escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho» para aludir a uma vida realizada. Com este título – Como Publicar o Seu Livro – Rita Canas Mendes apresenta um manual sobre tudo aquilo que é importante saber antes de publicar um livro, procurando dar resposta às mais variadas dúvidas de um novo autor. Este é um livro bastante completo e único no mercado sobre este tema, procurando ajudar um futuro autor a fazer chegar a sua obra ao público nas melhores condições possíveis. «Não basta escrever um ótimo texto e esperar que tudo o resto aconteça sozinho. Os autores podem e devem analisar o mercado e conhecer os processos por dentro, de modo a alcançarem os melhores resultados, conforme as suas motivações e objetivos. Autores mais informados são, necessariamente, autores mais bem-sucedidos», afirma Rita Canas Mendes no seu livro.

Como Publicar o Seu Livro é ‘aquele’ manual-chave para quem planeia escrever uma obra, para quem terminou o seu primeiro romance, para o doutorado que concluiu a sua tese e quer publicá-la, para o escritor experiente que pretende compreender melhor o que se passa nos bastidores, para o

autor de livros infantis que está prestes a negociar condições contratuais, para todos os que ponderam a autoedição e para os curiosos em geral. No fundo, para todos aqueles que amam livros e sonham publicar o seu*. Como abordar uma editora, o contrato editorial, o processo de publicação, como promover um livro – marketing e comunicação -, a relação com o público e os parceiros, os direitos de autor e impostos são alguns dos muitos tópicos abordados neste guia. 

*Aviso: A autora seguiu todas as recomendações que constam nesta obra e o resultado está à vista! 

LIVRO

«Já quase toda a gente pensou em publicar um romance, uma autobiografia, uma coletânea de poemas, um guia prático, uma compilação de receitas ou um ensaio. Não é por acaso que falamos em “escrever um livro, plantar uma árvore, ter um filho” para aludir a uma vida realizada. Escrever e publicar uma obra pode ser, de facto, muito empolgante. Contudo, por não saberem ao certo como funciona a edição, muitas pessoas sentemse perdidas ou acabam por deixar as suas ideias na gaveta.

Quer já tenha o seu manuscrito pronto ou ele esteja apenas idealizado, este guia irá mostrar-lhe que publicar não é assim tão difícil e que fazê-lo bem está ao seu alcance. Se ainda não começou a escrever, convém que conheça à partida aquilo que irá encontrar na fase de publicação, até para perceber se o investimento na escrita da obra vale a pena. Se já concluiu o original, este guia irá dar-lhe todas as ferramentas para os próximos passos. Esteja escrito ou não, o seu livro já existe como projeto e deve ir pensando nas opções que terá ao dispor quando chegar o momento de o editar.»

AUTORA 

Rita Canas Mendes, formada em Filosofia e com uma pós-graduação em Edição, Livros e Novos Suportes Digitais, trabalha há vários anos no mundo dos livros. Depois de ter ocupado diferentes cargos em editoras de referência — como a Antígona ou a Actual Editora —, em 2011 criou a Com Texto, Serviços Editoriais, para colaborar diretamente com autores e empresas. Entre outras coisas, faz tradução literária e acompanha projetos na área editorial. Há textos seus publicados aqui e ali, dedica-se à tipografia e tem ideias em catadupa. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!