Diário de Bordo da Bateria na Indonésia #1 – Apresentação

Fotografia Nuno Luz

Facebook da banda: https://www.facebook.com/bateria.gk/

Olá leitores. Antes de passar ao testemunho na primeira pessoa pelo João Gândara, aproveito para vos contextualizar. Bateria é o nome de um projecto musical, do qual o João faz parte, sediado em Leiria e desenvolvido em parceria com a Embaixada da República da Indonésia, que visa a criação de um grupo de instrumentistas dedicados à prática de gamelão Gong Kebyar, por forma a promover o estudo da música e das práticas musicais relativas ao gamelão, em Portugal. Neste momento o João encontra-se na Indonésia e a partir de hoje vamos ter alguns diários de bordo que nos vão dar a conhecer não só o que é um gamelão, mas também um pouco da sua aventura por lá. Muito obrigada, João, por teres aceitado partilhar connosco esta tua aventura! Acho que vamos todos ficar um pouco mais ricos culturalmente 🙂 E assim começa…

Descrever uma Bateria é uma coisa que não lembra a ninguém, pois cada um tem a sua. A minha tem quatro anos, montou-se em Leiria mas quanto à sua nacionalidade nem sei bem o que vos diga… é um grupo de gamelão Gong Kebyar (santinho!). É isso mesmo: soa a asiático. Passo a explicar…


Ora, um gamelão é um tipo de orquestra muito difuso pelo sudeste asiático, mais propriamente na Indonésia, em que dos demais (e há mesmo bués) destaco aqueles como maior importância e exposição: o javanês e o balinês. Falamos de instrumentos feitos de madeira, bronze, bambu, e provavelmente de outros materiais cujos nomes nem se conseguem dizer. São tambores, gongos verticais e horizontais, metalofones, flautas, e às vezes cordas. Por muito que tenham certas parecenças físicas com os instrumentos ocidentais, ao tocar a conversa é outra. A exigência técnica de interpretação é tão distinta como a função dos instrumentos dentro da massa orquestral. Podia estar aqui com uma conversa super cagona a dizer que é o tipo de música extra-europeia que mais influência teve na música ocidental – a começar logo por Claude Debussy em finais do séc. XIX – que não vos mentiria, nem sequer um bocadinho.


Então e porquê o nome Bateria? É pá, vê-se que vocês não percebem nada de Indonésio! Toda a gente sabe que se pegarmos no verbo “bater”, e acrescentarmos o sufixo “-ia”, obtemos o substantivo colectivo (imaginem só!) “bateria”. Em Indonésio, o verbo “bater” diz-se “gamel”, e se pegarmos no sufixo “-an” e o juntarmos a “gamel” obtemos o substantivo colectivo “gamelan”. É óbvio que se um indonésio visse uma “bateria” jamais lhe chamaria “gamelan”, tal como nós nunca chamaríamos “bateria” a um gamelão. Se virmos bem, uma “bateria” é um conjunto de instrumentos – tarolas, pratos, timbalões, bombos… – tal e qual como um gamelão – que tem jublags, gangsas, kantils, reyongs, e outros instrumentos com nomes que nem vale a pena escrever. Espantoso, não é? 


O nosso maior esforço é fazer deste conjunto de instrumentos e deste nome catita mais do que aquilo que são. Porque é aqui que a “bateria” se torna muito diferente em português. A “bateria” também é um conjunto de pessoas que batem nuns instrumentos. A Bateria, por sua vez, é aquele grupo de malta com uns instrumentos exóticos, que faz uma série de actividades em que se exploram os paralelismos culturais entre Portugal e a Indonésia: são concertos, exposições, conferências, actividades com crianças e com pessoas com deficiência, traduções literárias e até ensaios, imaginem só!


Neste momento, a Bateria acabou de aterrar na Indonésia a convite da Embaixada da República da Indonésia em Lisboa, e participar num programa de estudos no ISI de Yogyakarta, que é como quem diz, a universidade das artes. Infelizmente ainda não podemos ir todos mas já não há-de faltar tudo! 


Para já, vamos deixando aqui as nossas histórias da vida na indonésia! 

Sampai jumpa!

João Gândara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide