“Parece-me pertinente considerar a hipótese de que o futuro desejável possa conter um pouco desse mundo. E se o interior do país e a ruralidade contiverem não apenas passado, mas também futuro?
Em todos os instantes construímos o que virá. Estamos aqui, existimos, ainda estamos a tempo.”
José Luís Peixoto
O mote lançado pelo escritor José Luís Peixoto, serviu de inspiração às viagens efectuadas pelo músico Afonso Dorido (Homem em Catarse) a 17 aldeias/vilas e cidades do interior de Portugal. O resultado chama-se Viagem Interior e estará à venda online e em lojas a 22 de Setembro.
Viagem Interior é o primeiro álbum do Homem em Catarse. Nele, ouvimos o reflexo da beleza da Natureza, dos locais e das gentes do interior de Portugal assim como sentimos toda a força que emana do seu isolamento forçado. Viagem Interior é um documento único para compreendermos uma parte do nosso Portugal.
Mas, a aventura de Afonso Dorido também conhecido como Homem em Catarse, começou há uns anos atrás quando decidiu enfrentar as estradas e caminhos de Portugal munido da sua guitarra elétrica e dos seus inúmeros pedais de efeitos com um único sentido: colocar em música toda a beleza do nosso país dando a conhecer ao seu público pedaços de estórias e lugares que passam mais despercebidos.
Homem em Catarse EP de 2014, Mergulho no Cávado e Guarda-Riosde 2015 completam a discografia que chega agora à apoteose de um primeiro álbum.