Em Março, pela Temas e Debates: A Vida Secreta da Mente, de Mariano Sigman

A Vida Secreta da Mente

Mariano Sigman

Género: Ciências Sociais e Humanas / Psicologia 

Tradução: Artur Lopes Cardoso 

Formato: 15 x 23,5 cm 

N.º de páginas: 308  

PVP: € 18,80 

ISBN: 978-989-644-416-7

Neurocientista de renome mundial leva-nos numa viagem inesquecível aos recantos desconhecidos da mente humana

O livro A Vida Secreta da Mente, de Mariano Sigman, figura cimeira internacional nos domínios da neurociência cognitiva e da tomada de decisões, chegará amanhã às livrarias portuguesas. O autor e neurocientista leva-nos numa viagem inesquecível aos recantos desconhecidos da mente humana. Segundo o próprio, esta «É uma viagem espetacular: trata-se de descobrir a nossa mente para nos compreendermos inclusive nos mais pequenos recantos que fazem quem somos, como forjamos as ideias nos nossos primeiros dias de vida, como damos forma às decisões que nos constituem, como sonhamos e como imaginamos, porque sentimos certas emoções, como o cérebro se transforma e, com ele, o que somos.» De onde provêm os nossos pensamentos? Como fazemos escolhas e porque confiamos nos nossos juízos? Conseguiremos manipular os nossos sonhos? Neste bestseller internacional, Mariano Sigman explora as respostas complexas a perguntas muito antigas.

LIVRO

De onde provêm os nossos pensamentos? Como fazemos escolhas e porque confiamos nos nossos juízos? Conseguiremos manipular os nossos sonhos? Neste bestseller internacional, Mariano Sigman explora as respostas complexas a perguntas muito antigas. Ao longo de 20 anos de carreira como investigador do funcionamento íntimo do cérebro humano, o Dr. Sigman desenvolveu uma notável visão interdisciplinar. Baseando-se em resultados de investigação da física, linguística, psicologia, educação, entre outros domínios, explica-nos porque têm menos tendência a sofrer de demência as pessoas que falam mais de uma língua; como um bebé consegue reconhecer com a vista objetos em que apenas tocou; como o mesmo bebé, antes ainda de proferir a sua primeira palavra, tem um sentido inato do certo e do errado; e como podemos «ler» os pensamentos de doentes em estado vegetativo descodificando os padrões da sua atividade cerebral. A investigação apresentada nesta obra revoluciona o modo como vemos o papel que a neurociência desempenha nas nossas vidas, revelando os misteriosos processos cerebrais que controlam a maneira como aprendemos, raciocinamos, sentimos, pensamos e sonhamos.

AUTOR

Mariano Sigman, físico de formação, é uma figura cimeira internacional nos domínios da neurociência cognitiva da aprendizagem e da tomada de decisões. Fundou o Laboratório de Neurociência Integrativa da Universidade de Buenos Aires. Sigman tem dado contributos essenciais para a teoria de funcionamento dos sistemas neuronais quando fazemos escolhas, e reuniu dados experimentais cruciais sobre o processo de tomada de decisões humano. Sigman, o único cientista latino-americano a dirigir o Human Brain Project, foi galardoado com o Human Frontiers Career Development Award, o National Prize of Physics, o Young Investigator Prize do Collège de France e o IBM Scalable Data Analytics for a Smarter Planet Innovation Award. 

IMPRENSA

«Mariano Sigman escreve e pensa de uma maneira única e apelativa. É um neurocientista cognitivo talentoso e somos afortunados por tê-lo a investigar a vida secreta da mente. Com ele, aprender mais sobre a mente e o cérebro torna-se fácil e quase automático. Sigman é o Richard Feynman do cérebro.» Andrew Meltzoff, professor da Universidade de Washington

«Se, como escreveu Emily Dickinson, “O cérebro é mais profundo do que o mar”, então Mariano Sigman é o guia de viagem perfeito para esse abismo desconhecido. Conciso, cheio de energia, pontuado com metáforas brilhantes, este livro conduz-nos numa viagem deveras interessante pelas subtilezas e estranhezas da mente humana. Uma viagem ao interior de nós próprios, recompensada com inúmeras revelações sobre conceitos mal conhecidos, como as batalhas íntimas inconscientes, os sonhos lúcidos, os cérebros bilingues e as crianças que leem o pensamento alheio. A companhia de mentes brilhantes, como Chomsky, Turing, Rousseau, Molière, Platão, Sagan e Freud, revisitadas à luz das experiências engenhosas de Mariano Sigman, torna a leitura deste livro extremamente agradável, do princípio ao fim – uma obra científica que se lê de um só fôlego.» Stanislas Dehaene, autor de Consciousness and the Brain e Reading in the Brain

«Anualmente, 20 mil artigos são apresentados no encontro anual da Sociery for Neuroscience, mas mesmo assim não temos respostas provisórias para perguntas ditas “simples”, como o porquê de cantarmos, rirmos, dançarmos ou chorarmos – nem muito menos para a questão grandiosa de como um grupo de neurónios dá origem à consciência e ao sentido do eu. No meio do ruído e do caos de dados empíricos que ameaçam sufocar-nos, é refrescante encontrar um livro que procura a “imagem global” e tenta abordar esses temas. Ao fazê-lo, Mariano Sigman leva-nos numa grande digressão, que compreende uma gama extraordinariamente variada de assuntos que interessam tanto a leigos como a especialistas.» V. S. Ramachandran, autor de The Tell-Tale Brain 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide