Em Junho, pela Temas e Debates: Mundo sem Mente, de Franklin Foer

Mundo sem Mente

Franklin Foer

Género: História / Política 

Formato: 15 x 23,5 cm 

N.º de páginas: 284

PVP: € 18,80 

ISBN: 978-989-644-509-6 

Tradução: Luís Oliveira Santos

«Mundo sem Mente», ou a ameaça existencial da alta tecnologia

«Mundo sem Mente é herdeiro do espírito dos corajosos manifestantes pela democracia que, sozinhos, enfrentaram carros de combate. Franklin Foer pedenos que desliguemos todos os aparelhos e que pensemos. Sugere que desafiemos o poder monopolista de Silicon Valley. Este livro é uma reação vigorosa ao utopismo digital numa época em que precisamos desesperadamente de uma nova ética para os média.» – Steve Coll, vencedor do Prémio Pulitzer e autor de Ghost Wars e Private Empire.

Já chegou a Portugal «Mundo sem Mente», o livro de Franklin Foer que questiona as empresas de alta tecnologia e a sua interferência na sociedade. Abordando temas tão atuais como a teoria da História segundo o Google, a guerra de Mark Zuckerberg contra o livre-arbítrio e o impacto das redes sociais no jornalismo, o autor enceta o diálogo sobre o impacto da alta tecnologia no dia-a-dia e na vida das pessoas. Começando por contestar a evolução e definição do negócio de empresas de grande dimensão, como a Google, a Amazon, o Facebook, a Microsoft ou a Apple, «Mundo sem Mente» avança destemidamente numa análise assertiva e impiedosa sobre a invasão da privacidade dos seus utilizadores: os seus calendários, listas de contactos, fotografias, documentos e muito mais, bens preciosos e privados, estão agregados a softwares de inteligência artificial que acompanham o seu utilizador de perto. Têm estas corporações tecnológicas o intuito de moldar a humanidade à imagem que desejam? Acreditarão estar perante a oportunidade de completar a longa fusão entre homem e máquina e de reorientar a trajetória da evolução humana? Não perca «Mundo sem Mente» e encontre as respostas a estas e muito mais questões. 

Crítica Literária:

«Enquanto assenta a poeira das grandes revoluções tecnológicas do princípio do século XXI, compreendemos que os titãs de Silicon Valley não nos conduziram a uma utopia de paz e liberdade. Em vez disso, como Foer demonstra de modo convincente, ao monopolizarem os meios de distribuição têm vindo a desvalorizar e degradar a palavra escrita. Mundo sem Mente faz uma defesa apaixonada e profundamente esclarecida da necessidade de resgatar a cultura – conhecimento, informação, ideias – dos Facebooks e Amazons. A sua mensagem não poderia ser mais oportuna.» William Deresiewicz, autor de Excellent Sheep e A Jane Austen Education

«Uma obra provocante, esclarecedora e importante, que formula a mais crucial interrogação dos nossos tempos. Faz uma análise do futuro da humanidade e daquilo a que gostamos de chamar “livre-arbítrio”. É também uma boa leitura: a escrita de Foer possui uma vibração cativante que nos leva a não querer parar de ler.» Tim Wu, autor de The Attention Merchants e The Master Switch 

LIVRO

De Descartes e do Iluminismo a Alan Turing, Stuart Brand e às origens hippies de Silicon Valley, esta obra expõe os fundamentos sombrios das nossas aspirações mais idealistas em relação à tecnologia. As ambições corporativas de Google, Facebook, Apple e Amazon estão a destruir valores liberais instituídos, em especial a propriedade intelectual e a privacidade. 

AUTOR

Franklin Foer é correspondente do Atlantic e membro da New America Foundation. É autor de How Soccer Explains the World, traduzido em 27 línguas, e vencedor do National Jewish Book Award. Foi chefe de redação da revista New Republic durante sete anos. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide