Milhões de Festa 2018: Os Tubarões, Gazelle Twin e The Mauskovic Dance Band passam por Barcelos em Setembro

São já conhecidos os sete primeiros nomes que vão compor o cartaz do festival de Barcelos. Do reencontro com os referenciais Os Tubarões, aos novos discos de Gazelle Twin e The Mauskovic Dance Band, passando pelas estreias de Warmduscher, Kink Gong e Tajak, o Milhões volta a desenhar caminhos pelas paragens diversas da música contemporânea. As vozes nacionais ficam representadas, neste primeiro anúncio, por Gonçalo.

É já longa a história d’Os Tubarões com Portugal. Liderados pelo incontornável Ildo Lobo (vocalista da banda até à sua morte em 2014) cabe-lhes um lugar histórico na luta pela independência do arquipélago entre 1974 a 1994. Em quase cinco décadas de existência lançaram oito discos que continuam a marcar toda a música que se faz com raiz na morna, coladeira e funaná. No ano em que anunciaram a edição de um novo disco, ainda sem data final de edição, voltam a Portugal para provar porque são uma das mais inter-geracionais bandas africanas. 

É sob a capa artística de Gazelle Twin que Elizabeth Bernholz, produtora, compositora, performer, nos introduz à forma distópica com que analisa a realidade que a rodeia. Foi assim em Unflesh e Kingdom Come, discos em que dissecou temas como a puberdade, identidade de género e as linhas de contaminação entre o consumismo e o fascismo, é assim com Pastoral, a ser antecipado no concerto de Barcelos. Com data de lançamento para o final do mês de Setembro, o novo disco olha a Inglaterra contemporânea imersa num novo período de obscurantismo. 

O “império” dos Fat White Family dá sinais de expansão até ao infinito. Ao lado de Insecure Men ou The Moonlandingz, Warmduscher são outro dos filhos mais novos da “Família”. Composta por The Saulcano, Mr Salt Fingers Lovecraft e vários ex-membros dos FWF, o colectivo parece seguir as imposições genéticas das sua ascendência: pegar num género de música tradicional e fazerem tudo o que está ao seu alcance para o destruir. 

Fechado lote inicial de confirmações com a festa sul-americana dos The Mauskovic Dance Band, as explorações noise de Kink Gong, as texturas orgânicas de Gonçalo e os cruzamentos de rock dos Tajak.

Sob o tema A tradição já não é o que era, o Milhões de Festa regressa à cidade minhota entre 6 e 9 de Setembro com a promessa de se reinventar e de descobrir novos espaços para o encontro com a cidade e a experiência da música ao vivo. 

Mais nomes serão anunciados nas próximas semanas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide