Em Outubro, pela Contraponto: Até ao Mar Azul – As Páginas do Presidente, de Jorge Nuno Pinto da Costa

Até ao Mar Azul – As Páginas do Presidente

Jorge Nuno Pinto da Costa

Género: Literatura e Crónicas| Formato: 15 x 23,5 cm| N.º de páginas: 248 | PVP: 18,80 €| ISBN: 9789896662004

Até ao Mar Azul, novo livro de Pinto da Costa

Publicado pela Contraponto, livro reúne textos escritos pelo Presidente do FC Porto nos últimos cinco anos

Jorge Nuno Pinto da Costa publicou vários livros, de entre os quais se destaca o enorme sucesso Largos Dias Têm 100 Anos, de 2004, do qual se venderam mais de 80 mil exemplares. Agora, em 2018, e assinalando os 125 anos do Futebol Clube do Porto e a conquista do campeonato de futebol, aquele que é o presidente com mais títulos da história do futebol mundial lança um novo livro, intitulado Até ao Mar Azul – As Páginas do Presidente. A obra tem chancela da Contraponto e chega às livrarias no dia 26 de outubro. 

LIVRO

Nenhuma conquista coletiva depende de uma pessoa só, mas uma liderança forte pode fazer toda a diferença. Desde a fundação até 1982, o Futebol Clube do Porto teve 32 presidentes, mas, de então para cá, nos últimos 36 anos, teve apenas um, com o qual atingiu a excelência no panorama nacional e internacional: Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente que há mais anos lidera um clube de futebol e também aquele que mais títulos conquistou em todo o mundo. Todos os meses, Jorge Nuno Pinto da Costa abre a revista Dragões – farol da mística portista desde 1986 – com um texto que sócios e adeptos muito aguardam e que é espelho das características que todos lhe reconhecem: a inteligência, a franqueza, a ironia e o sentido de humor. São essas páginas – as «Páginas do Presidente» – que aqui se compilam, num quadro que traça o panorama recente do futebol e do desporto português e que pinta de azul intenso as emoções e os êxitos mais recentes de um clube com 125 anos de história.

AUTOR

Jorge Nuno Pinto da Costa, nascido no Porto, em 1937, é o trigésimo terceiro presidente do Futebol Clube do Porto, instituição com 125 anos e da qual é figura absolutamente indissociável. Sócio do clube desde 1953, seccionista desde 1958, diretor desde 1968, presidente desde 1982 e, no contexto do futebol mundial, aquele que tem maior longevidade e mais títulos – assim se resume de forma breve um percurso longo e de incomparável êxito e prestígio, tanto a nível doméstico como internacional. 

Excerto do prefácio:

A saga do FC Porto, que há décadas Pinto da Costa protagoniza com paixão, tenacidade, lucidez e dedicação ímpares e que nos transportou da antiga modéstia à dimensão nacional e planetária de que justamente gozamos, teve nele o providencial visionário. Devemos-lhe o orgulho do nosso portismo, a certeza da continuidade como o maior de todos do nosso centenário clube, o «brasão abençoado», na feliz expressão de um dos nossos mais ilustres cronistas. O repositório das últimas cinco épocas (e do início deste novo ano futebolístico), condensado em Até ao Mar Azul, documenta os estados de alma de um homem que devotou inteiramente a sua vida ao clube da sua terra, bem como do intelectual que, por mimetismo, sabe chegar ao coração do mais modesto dos adeptos. Como diria Zeca Afonso, ainda que noutro contexto, «venham mais cinco»! Do prefácio de José Manuel de Matos Fernandes, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Futebol Clube doPorto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide