Página de Facebook sem actualizações brevemente

Queridos leitores, espero que estejam bem e que estejam entusiasmados com a perspectiva do desconfinamento! Claro que temos todos de respirar fundo, ter muita calma e consciência que o sucesso do mesmo depende de nós, mas acredito que, depois dos sustos que já apanhámos, estaremos todos comprometidos a que corra tudo bem.

Escrevo este post porque decidi que não vou continuar a alimentar o feed da página de Facebook do blogue. Vou mantê-la activa para cumprir com alguns compromissos de streaming com que já concordei, mas depois destes últimos compromissos vou desactivar a página.

Eu sei que nos dias de hoje as pessoas consomem maioritariamente redes sociais, mas para mim o Facebook deixou de fazer sentido. O blogue foi renovado, existem caixas de comentários activas, formulários de contacto directo, e acredito que estas ferramentas são suficientes para manter uma boa comunicação com os meus leitores sem ter de estar a alimentar uma rede social em que, de qualquer maneira, não existe uma participação muito activa dos leitores.

E a culpa é, provavelmente, minha. Desde que comecei o blogue que a vida deu muitas voltas. Só nos últimos dois anos já emigrei, já voltei, e agora os meus compromissos profissionais, no meio de uma pandemia, fazem com que o meu foco tenha de estar muito mais afunilado. Quando renovei o blogue achei que conseguiria dar conta do recado e reactivar as redes sociais, etc., mas não está a funcionar para mim.

Quero também reforçar, e acho que tenho a vossa compreensão, que não tenho qualquer lucro com o blogue. Pelo contrário, tenho várias despesas – alojamento, hosting, etc. E deixa-me um bocadinho triste que, na ausência de conteúdo prolongado, a preocupação dos leitores seja o atraso na divulgação de vencedores de passatempos.

Conto-vos uma história. Sabem porque é que gosto de promover passatempos? Porque há mais de uma década atrás, quando tinha dificuldade em comprar livros, eram os passatempos que volta e meia me brindavam com a felicidade de ter mais um livro. Não faz sentido que de repente os meus leitores sintam que estou em dívida com eles só porque o resultado do passatempo está a demorar a ser publicado.

Resumindo e concluindo, a todos os que voluntariamente vêm ler o blogue, me enviam mensagens de apoio e mensagens com sugestões literárias, e outras manifestações de carinho e apoio: adoro-vos! E cá estarei, ao meu ritmo, com mais ou menos conteúdo, mas que quando acontece é porque vem do coração.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
3 anos atrás

Olá Sofia
Compreendo perfeitamente a tua decisão e revejo-me nela. Contudo, mantenho o sync entre o blog e a página Facebook, porque é um processo automático, bem como para pintrest e Twitter.
A nível pessoal esta rede social, se não fosse por certos contactos que apenas tenho através do messenger, já teria encerrado contas. Faz parte 😊

Paulo
Paulo
Reply to  Sofia Teixeira
3 anos atrás

Cá estarei para continuar a seguir e apoiar , já sabes! 🙂

Flávio Gonçalves
3 anos atrás

Bom ver que não sou o único a optar cada vez mais pelos modelos obsoletos de blogue/site, pelo que testemunhei no Facebook já nem pagando um anúncio os posts chegam a todos os seguidores e aquilo é um sorvedouro de tempo e concentração.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide