O BranMorrighan no Clubhouse! No início do ano, aquando da renovação do blogue para site, era para ter também lançado um podcast. Comprei microfone, aprendi a funcionar com o software de edição (nada muito pró, só mesmo o básico para sobreviver), consegui criar um jingle, mas depois acabei por nunca o lançar. Sendo demasiado exigente comigo mesma, não fiquei contente com a qualidade do que estava a gravar e decidi pausar a ideia por uns tempos. O objectivo do podcast era também ter entrevistas e conversas importantes, o que com a pandemia, à distância, não funcionou para mim.
Entretanto, surgiu esta nova rede social, o clubhouse, da qual já falei aqui. Passadas umas semanas de utilização (apesar de não a utilizar diariamente) posso dizer que continuo a achar que a rede social tem imenso potencial para se usar como uma ferramenta de comunicação super importante, complementar ao que já existe. No último post declarei que ia largar a página do blogue no Facebook. Existem várias razões para isso, uma delas é que para mim deixou de fazer sentido estar lá presente.
Do universo de 12k seguidores que supostamente a página tem, apenas uma ou duas dezenas vão interagindo e a verdade é que o Facebook há muito que deixou de ser a fonte primária de visitas ao blogue. Tudo tem o seu tempo, talvez volte lá, talvez não, mas tal como o tempo passa, também o propósito do BranMorrighan tem evoluído de forma orgânica e neste momento há outras prioridades.
Uma dessas prioridades é tentar uma nova forma de ligação com os leitores. Quero tentar perceber de que forma é que só ter o site e o Instagram vai influenciar a afluência e a interação com os leitores, mas também quero experimentar algo novo – ter conversas mensais, em directo, com pessoas que acho relevantes para os tópicos que quero abordar. E, neste momento, o clubhouse parece ser a plataforma ideal para experimentar esse formato.
Ou seja, não há podcast (para já!), mas quero experimentar se este formato de conversa directa com convidados e leitores é algo que pode funcionar e trazer algo novo a este projecto. O link do club é https://www.joinclubhouse.com/club/branmorrighan ! Até ao final de Março vou pensar no formato e planear a frequência e a agenda, mas podem começar a seguir para depois receberem as notificações. Quem sabe não experimento também ali um clube de leitura!
Confesso que o facto de o clubhouse ser só voz atrai-me. Não há aquela pressão do IG ou do YouTube em estarmos apresentáveis etc. Não que isso não seja importante para nós mesmxs e para a nossa auto-estima, mas com o ritmo do meu trabalho mais o facto de estar sempre em teletrabalho, as condições para tal são neste momento muito reduzidas. E voz é sempre voz, acho que existe um toque especial aí.
Se ainda não tiverem conta no clubhouse, enviem-me email com o vosso número de telefone que eu adiciono-vos. Ainda tenho vários convites. Abraço grande e até já!