Abertura do Jazz em Agosto 2023 – Cruzar o Deserto em Conjunto

Abertura do Jazz em Agosto 2023 – Cruzar o Deserto em Conjunto

Uma dúzia de instrumentistas em palco, uma sonoridade que sublinha a noite de Verão, e durante 90 minutos pairou uma reconfortante união sonora sobre o anfiteatro da Fundação Calouste Gulbenkian. Eve Risser’s Red desert Orchestra. Está em marcha a 39ª edição do Jazz em Agosto.

Texto: João Morales

Fotos: Gulbenkian Música – Vera Marmelo

Perante uma audiência animada que poucos lugares vagos deixou, o concerto começa com um quase silêncio, o raspar da pele do Djembe de Oumarou Bambara. Piano, percussão ao de leve… Mélissa Hié (que faz dupla com a irmã Ophélia, ambas no balafon) toma agora a dianteira no seu djembe, o baixo eléctrico de Fanny Lasfargues anuncia a marcação do ritmo, os metais alinham-se. Está dado um dos tons que vão pautar a prestação de todo o concerto. O projecto de Eve Risser (que nos visitou em 2026, então com a sua White Desert Orchestra, mas já tocou diversas outras vezes entre nós) assenta numa forte presença de elementos de percussão, conjugada com um generoso naipe de sopros: saxofone barítono (Grégoire Tirtiaux, com um percurso que o levou a arriscar já diferentes geografias musicais), saxofone alto (o francês Antonin-Tri Hoang, n. 1989), saxofone tenor (Sakina Abdou, n. 1984), trompete (Nils Ostendorf, músico com uma vasta experiência na composição de música para teatro ou dança) e trombone (Mathias Müller, músico que já tocou com  George Lewis, Johannes Bauer, Jeb Bishop, John Edwards, Mark Sanders ou Tobias Delius). Um conjunto de metais que funciona de forma assumidamente intrincada, avançado sobejamente em uníssono, malgrado os empenhados solos que pudemos assistir. Um dos pontos altos do concerto, explorando o contraste entre o carácter acústico e artesanal dos diferentes timbres que a gama de percussionistas no oferecia e a electrónica manejada em tempo real por Nils Ostendorf.

O alinhamento proposto coincidiu com o do disco de estreia do agrupamento, “Eurythmia”, dado à luz em 2022, na cada vez mais fundamental (e internacional) editora (portuguesa) Clean Feed. Assim, começámos com a introdução, SO (horse), depois SO (snake) e Red desert.

A saxofonista Sakina Abdou destacou-se mais que uma vez, evidenciando solidez e capacidade de envolvimento (ela que, em 2022, arriscou um álbum a solo, o interessante “Goodbye Ground”), mas todos os músicos acabaram por ter alguns momentos para demonstrar a sua própria linguagem, incluindo os ainda não referidos Emmanuel Scarpa (numa competente e omnipresente bateria) e a guitarrista Tatiana Paris (que, em 2022, igualmente se aventurou numa aventura a solo, explorando as diferentes texturas e possibilidades da guitarra – eléctrica e acústica – álbum designado “Gibbon”). Ou até mesmo a líder do projecto, com um “pianar” suave e contemplativo, docemente contaminado por algum impressionismo.


No global, fica-nos uma música que vive da memória e enaltece os padrões basilares do ritmo, ao mesmo tempo que elabora um discurso contido e renovado sobre a dimensão melódica e a noção de orquestração, não escondendo uma conexão entre as sonoridades ditas ocidentais e os ritmos ancestralmente africanos. Se Eve Risser gosta de evocar o deserto para nomear os seus projectos musicais, sabe igualmente como povoá-los de forma construtiva.

As já referidas irmãs Hié trabalharam diversos momentos em articulação directa com Risser, ao longo de uma noite em que bastas vezes evocou a marcha de uma caravana. Talvez por isso mesmo, Risser, quando se dirigiu ao público, apresentando o tema seguinte, G​Ä​MSE (chamois), nos falava sobre os dromedários em deslocação, em fila, em demanda. Por mais quem vez referiu-se (e não de forma abonatória) a um outro aspecto identitário deste espaço, e que foi sendo encarado de diferentes formas pelos diferentes músicos que por aqui passaram, ao logo de quase quatro décadas: os aviões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide