Não Fomos Nós Dois
Tiago Gonçalves
Editora: ediumeditores
Sinopse: O desespero de Júlio empurra-o para Mafalda, uma jovem mas experiente terapeuta habituada a lidar com inquietos desenquadrados sociais. A relação entre eles flui com a natural química de um aparente jogo predestinado, mas as suas convicções são tão diferentes como as suas personalidades. A afinidade e complementaridade entre ambos é por demais evidente, mas será que os seus caminhos se juntarão ou, pelo contrário, eles nunca se aproximaram? Nestas páginas não só poderá encontrar a resposta, mas também toda a história entre ambos, que alternam entre si a narração de como tudo se passou.
Opinião: Não Fomos Nós Dois é a minha obra de estreia com o escritor português Tiago Gonçalves. Quando peguei neste pequeno livro, composto por apenas 75 páginas, não imaginei o quão grande iria ser o gosto que fui adquirindo enquanto o folheava.
O autor apresenta-nos duas personagens, Júlio e Mafalda, de realidades completamente diferentes. Júlio, atormentado por uma falta de vontade de se agarrar à vida, procura ajuda numa terapeuta, Mafalda. Esta, habituada a lidar com todo o tipo de distúrbios e mais alguns, faz sempre questão de manter uma certa distância dos seus pacientes. No entanto, à medida que as consultas vão avançando, algo nela começa a mudar. O que é que ambos têm em comum? Estarem enterrados numa profunda solidão.
A história em si é composta por capítulo curtos, mas intensos. O autor agarra-nos pelo colarinho e não nos deixa largar as suas páginas até que nos seja desvendado o fim que ele deu a Júlio e a Mafalda. É uma leitura bastante rápida e que proporciona bastantes bons momentos principalmente por ser tão real; por se mostrar tão perto do que realmente pode acontecer na vida de qualquer um de nós.
Sem dúvida que Tiago conseguiu surpreender-me e vou ficar atenta aos seus próximos trabalhos. Excelente para ser lido numa bela e calma tarde perto do mar. Gostei bastante.