Bom dia,
Hoje começamos o dia com uma entrevista a um autor português que atravessa uma fase de grande sucesso! Luís Miguel Rocha, editado em mais de 30 países, disponibilizou-se para responder rapidamente a uma série de perguntas tópicos que apresento de seguida.
Muito obrigada Luís, pela tua disponibilidade. Em breve começarei a leitura do seu mais recente thriller “A Mentira Sagrada”.
Sobre mim:
Sou um e vários como todas as outras pessoas. Neste momento é o escritor quem responde 😉
Estilo e Ritmo de Escrita:
Tenho um estilo muito ecléctico. Desde o alucinante do thriller ao floreado do histórico. As personagens são quem manda no estilo narrativo.
Influências:
Tudo e todos.
Fala-nos um pouco sobre a tua mais recente obra “A Mentira Sagrada”:
“A Mentira Sagrada” é uma porta aberta para uma personagem ainda desconhecida chamada Jesus. Não aquele descrito na Bíblia mas o que está a ser descoberto pelos historiadores e pela arqueologia.
Qual é a sensação de ser o primeiro autor português a entrar para o top do New York Times?
Fico muito feliz. Agrada-me que os leitores gostem do meu trabalho ao ponto de me colocarem nesse top.
Tens obras publicadas em mais de 30 países! Há algum país em especial que te tenha dado mais gozo publicar? Que feedback é que tens recebido lá de fora?
Recebo imenso feedback dos leitores de todo o mundo. Acho graça às versões asiáticas. Os leitores mais interventivos são os romenos.
Qual o livro que te deu mais gozo escrever?
Sempre aquele que estou a escrever no momento. Gozo tem obrigatoriamente de fazer parte do combustível criativo.
Quais os teus projectos num futuro próximo?
O próximo thriller do Vaticano.
Obra Completa do Autor:
Edição/reimpressão: 2006
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789728839697
Sinopse: 1978, Cidade do VaticanoÀs 4.30 da manhã, a irmã Vincenza, assistente pessoal de João Paulo I, chega à antecâmara dos aposentos pontífices com o pequeno-almoço. Deseja os bons dias ao Papa mas, pela primeira vez, não é convidada a entrar. Só quando mais tarde ganha coragem e abre a porta, descobre que Albino Luciani, representante de Deus na Terra, jaz morto na cama. Tinha sido eleito Papa há apenas 33 dias. E em 2000 anos de História, nunca nenhum Papa havia morrido sozinho.
2006, LondresSarah Monteiro, uma jovem jornalista portuguesa, está de regresso a Londres depois de umas férias na terra natal. Ao chegar, encontra entre a correspondência um envelope que lhe chama a atenção. Lá dentro, uma lista com nomes de personalidades públicas e pessoas desconhecidas, entre eles o de seu pai. A lista tem mais de 25 anos e muitos dos nomeados já faleceram. Mas como cedo irá descobrir, aquela lista pode transformar-se num bilhete para a morte. Com a ajuda de um homem misterioso com muitos nomes e poucas respostas, inicia uma frenética corrida para escapar à morte. De Londres a Lisboa e a Nova Iorque, terá que levar a melhor a uma organização secreta que não olha a meios para deitar a mão à lista, e impedir a divulgação de um segredo que o Vaticano esconde há quase trinta anos.
Edição/reimpressão: 2007
Editor: Cavalo de Ferro
ISBN: 9789898134004
Sinopse: Que acontecimentos estiveram por detrás da tentativa de assassinato do Papa na praça do Vaticano em 1981?
Quem é, e o que sabia verdadeiramente Alia Agca, o turco que disparou contra João Paulo II?
Que forças ocultas gerem os destinos da igreja católica e conseguem nomear e destronar Papas, ocultando impunemente as suas acções?
Uma jornalista internacional, um ex-militar português, um muçulmano que vê a Virgem Maria, uma padre muito pouco ortodoxo que trabalha directamente sob as ordens do sumo-pontífice, vários agentes dos serviços secretos mais influentes do mundo e muitos outros personagens dos quatro cantos do globo, envolvem-se numa busca pela verdade e descobrem que ela nem sempre é útil. Pelo menos não o foi para João Paulo II.
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 250
Editor: Mill Books
ISBN: 9789898185198
Sinopse: A Virgem dá-nos conta do Portugal moribundo no tempo do Estado Novo, mais precisamente na década de trinta. Um país suspenso no tempo, deslumbrado com o estrangeiro, pobre em recursos e ideias. Centrado numa família privilegiada, outras famílias se lhe juntam. Assistimos aos seus ódios, amores, perdas e cumplicidades num enredo em que o trágico e o absurdo se cruzam. Numa intriga cheia de humor, através do olhar lúcido do narrador, são desmascaradas situações gritantes de injustiça e de exploração em que o abuso de poder de alguns grupos privilegiados se passeia livremente por um país sonâmbulo e decadente com a cumplicidade silenciosa da Igreja.
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 408
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04325-2
Coleção: MARCA D’ÁGUA
Idioma: Português
Sinopse: Será que Jesus nasceu em Belém e viveu em Nazaré? E quem, na realidade, o condenou a morrer na cruz? E será que tudo isso aconteceu como está descrito na Bíblia ou… nada daquilo terá sido assim? Esqueça tudo o que sabe ou pensa que sabe sobre Jesus, o Cristo. Qual é o grande segredo do Vaticano que cada Papa tem de manter até à morte? E a que preço? O que está escrito no documento que apenas pode ser lido por Papas desde Clemente VII (1530) e agora está nas mãos de Bento XVI? Em 1947, um beduíno descobriu um conjunto de manuscritos em Qumran. Será que foi mesmo ele ou tudo não passou de uma encenação para esconder algo muito maior? E que tão importante evangelho guarda um milionário israelita em Londres? Será mesmo o mais importante documento da Cristandade? Este livro leva-o numa demanda em busca do Jesus verdadeiro, do homem, e não da fantasia em que se tornou ao longo dos séculos e milénios. Descubra Jesus, tal como ele foi. Um livro em que o papa Bento XVI e o Secretário de Estado Tarcisio Bertone também são protagonistas e onde todos os documentos mencionados existem realmente.