- A primeira dádiva é uma filosofia que salienta o carácter sagrado de todas as formas de vida, bem como o nosso papel nessa grande obra que é a Criação. Promove uma preocupação apaixonada com a preservação e protecção do ambiente e oferece uma cosmovisão que é ecológica, geocêntrica, pragmática, idealista, espiritual e romântica. Não separa o espírito da matéria, oferecendo assim uma espiritualidade que não exclui os sentidos e que celebra a vida física.
- A segunda dádiva coloca-nos novamente em contacto com a natureza e com um conjunto de práticas que nos ajuda a sentirmo-nos novamente em comunhão com ela, com os nossos antepassados, com os nossos corpos e com o nosso sentido de espírito, através do trabalho com plantas, árvores, animais, pedras e histórias antigas. Existem oito celebrações sazonais que nos ajudam a acertarmos os nosso ritmos com o ciclo natural e que nos ajudam a estruturar as nossas vidas ao longo do ano, bem como a desenvolver um sentimento de comunidade com todos os seres vivos.
- A terceira dádiva traz-nos a cura com práticas que promovem não só a cura em si mas também o rejuvenescimento, usando métodos espirituais e físicos de uma forma holística para promover a saúde e longividade.
- A quarta dádiva mostra-nos a vida como sendo uma viagem com rituais de passagem: o abençoar das crianças e a atribuição de um nome às mesmas, o casamento, a morte e outras épocas de iniciação, sempre que é útil assinalar a nossa passagem de um estado para o outro, quer ritualística quer simbolicamente.
- A quinta dádiva abre-nos para novas realidades, através de técnicas de exploração de outros estados de consciência, de outras realidades, do Outro Mundo. Algumas dessas técnicas são também utilizadas por outras tradições espirituais e incluem a meditação, a visualização, as viagens xamânicas e a utilização de cerimónias, música, cânticos e saunas, radicando todas elas numa imagética e tradição especificamente célticas e druídicas.
- A sexta dádiva desenvolve o nosso potencial. O Druidismo, tal como
é praticado hoje em dia, oferece um caminho de auto-desenvolvimento que incentiva o nosso potencial criativo, bem como as nossas capacidades psíquicas e intuitivas, promovendo o nosso crescimento intelectual e espiritual. - A sétima dádiva é a dádiva da magia. O Druidismo ensina a arte de como podemos abrir-nos para a magia de estarmos vivos, a arte de como podemos trazer ideias para a realidade e a arte de buscar a sabedoria, a cura e a inspiração.
O Mistério dos DruidasPhilip Carr-Gomm