Forever – Um Amor Eterno (Os Lobos de Mercy Falls #3)
Maggie Stiefvater
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras #17
Sinopse: Depois de Shiver e Linger, dois romances que emocionaram leitores de todas idades em países de todo o mundo, Forever abre quando Grace acaba de sair da sua mutação em loba… acossada desde logo, ao aperceber-se de que a comunidade humana planeia o extermínio da alcateia a que agora pertence. Sam faria tudo por ela, mas conseguirá ele encontrar a cura para recuperar Grace e ficar com ela para sempre?
Opinião: Quando na altura decidi que ia começar a ler esta série, através do primeiro livro, Shiver, não imaginava nem de perto nem de longe o quanto ia ficar agarrada às personagens e às suas vidas. Em Linger, após conhecer melhor personagens como Cole e Isabel, essa ligação fortaleceu-se ainda mais, criando uma expectativa e uma ansiedade enormes para a leitura que iria determinar como estes fantásticos companheiros iriam acabar. Forever foi, assim, uma das leituras mais aguardadas deste ano.
A história que Maggie Stiefvater nos conta ao longo destes três livros, mais do que entretenimento é uma bela história de amor. E tal como todas as histórias de amor, temos momentos de descoberta, êxtase e pura alegria para depois termos momentos de incertezas, inseguranças e tragédias. Ainda assim, o sentimento que mais me marcou ao longo de toda a obra foi a Esperança.
Há uns tempos atrás era Sam, com os seus olhos de lobo amarelos, que passava pela experiência de possivelmente aqueles serem os seus últimos dias como humano para voltar a ser lobo para sempre. Agora, para além de estar na forma humana por tempo indeterminado, tem Grace em forma de loba à espera que o tempo mais ameno e quente volte para esta poder voltar a ser humana. Temos também Cole, um dos mais recentes companheiros desta aventura que é uma personagem fascinante. À sua maneira e contra todas as expectativas ele procura, sem nunca desistir, uma cura. Conseguirá encontrá-la?
Gostava de ter visto mais desenvolvimentos na relação entre Cole e Isabel. Após os dois primeiros volumes se terem focado em Sam e Grace, no segundo Cole e Isabel trouxeram uma nova cor à história e penso que ambos foram um pouco negligenciados neste encerramento. Também o fim, nas últimas duas páginas, deixaram um travo um pouco amargo na boca e gostava muito que a autora voltasse ao mundo d’Os Lobos de Mercy Falls.
A escrita da Maggie Stiefvater é carregada de adrenalina, vertiginosa e entusiasta. Na sua alternância de narrativas entre as personagens, consegue com que o leitor fique preso à leitura e no desfolhar de mais um capítulo para saber o que se vai passar a seguir. Não falta acção nem emoção em Forever – Um Amor Eterno. Esta será uma série que guardarei com muito carinho na minha memória. Adorei.
Opiniões dos outros livros da série Os Lobos de Mercy Falls:
Shiver – Um Amor Impossível: https://branmorrighan.com/2013/02/opiniao-shiver-um-amor-impossivel-os.html
Linger – Um Amor Adiado: https://branmorrighan.com/2013/02/opiniao-linger-um-amor-adiado-os-lobos.html