Opinião: Shiver – Um Amor Impossível (Os Lobos de Mercy Falls #1) de Maggie Siefvater

Shiver – Um Amor Impossível (Os Lobos de Mercy Falls #1)

Maggie Stiefvater

Editora: Presença

Colecção: Noites Claras #8

Sinopse: Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.

Opinião: Adoro quando um livro, para com o qual só tinha alguma curiosidade, me agarra e me prende de surpresa, deixando-me muitas vezes sem fôlego e sem conseguir largar a história. Shiver foi um desses livros.  Em 2009 foi considerado um dos melhores livros do ano e hoje em dia a escritora Maggie Stiefvater já é uma autora bestseller do New York Times.

Considero-me uma romântica incurável. Não no sentido em que todo e qualquer romance me comove, até porque os romances românticos nem sequer são muito o meu estilo, mas talvez um pouco ao estilos das tragédias shakespearianas só que com um final potencialmente feliz. A história de Sam e Grace vai certamente comover qualquer leitor deixando as nossas defesas em baixo. É impossível ficar indiferente a todo o enredo e à forma como a trama se vai desenvolvendo.

As personagens são fantásticas; estão bem construídas e conquistaram-me desde o início. A mitologia licantropa aqui explorada é diferente de todas as abordagens que já tinha lido até hoje (e já li umas quantas, diga-se!). Em Shiver, não existem bem lobisomens. Existem os lobos, os humanos, e algo que está ali no meio até se transformarem de vez em lobos e nunca mais voltarem à forma humana.

Quem é mordido por um lobo, inicia a sua transformação no Inverno (são as baixas temperaturas que os tornam instáveis e os fazem transformar), voltando apenas à forma humana pela Primavera/Verão, quando a temperatura já aumentou e estabilizou. No entanto, com o passar dos anos, a transformação em humano dá-se cada vez mais tarde, até que um dia já não se transformam.

É neste último ponto que parte da história se foca – é o último ano do Sam. Todos sabem, mas ninguém fala disso. Como poderá Grace sobreviver sem o seu Sam? E porque razão não se transformou ela em lobo quando foi mordida? O amor vivido pelos dois é enternecedor, comovente e especial.

Shiver encerra vários mistérios e a autora foi de uma mestria tremenda ao manter sempre o suspense até ao fim. Basicamente no final da leitura senti que só quando li a última frase é que respirei, tendo mantido até ali o fôlego suspenso. A escrita de Maggie é mágica, original e mesmo sendo um livro juvenil, conseguirá prender qualquer leitor adulto que goste de uma boa história de fantasia. Gostei imenso e brevemente pegarei no segundo volume – Linger.

Um pequeno excerto do livro que me comoveu: https://branmorrighan.com/2013/02/excertos-aleatorios-2-shiver-de-maggie.html

Shiver - www.wook.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Unknown
Unknown
11 anos atrás

Também gostei imenso quando o li 🙂

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide