Linger– Um Amor Adiado (Os Lobos de Mercy Falls #2)
Maggie Stiefvater
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras #13
Sinopse: Linger é o segundo volume da trilogia fantástica de Maggie Stiefvater, e nele reencontramos os dois protagonistas, Sam e Grace, que lutam desesperadamente pelo seu amor, sujeito às permanentes ameaças da natureza e da humanidade. Sam ainda se está a habituar à ideia de viver para sempre como ser humano e Grace guarda segredos que poderão vir a revolucionar as suas vidas. Quando tudo à sua volta parece prestes a desmoronar-se só o amor permanece, mas será ele suficiente para os manter juntos?
Com toda a carga dramática e romântica do bestseller internacional Shiver, esta sequela ganha uma nova urgência à medida que os níveis de tensão se elevam até se tornarem quase insustentáveis.
Opinião: Shiver foi para mim uma grande surpresa. Quando terminei a sua leitura, num impulso fui buscar Linger – Um Amor Adiado e tive de iniciá-lo logo de seguida. A história de Sam e Grace rapidamente começa a abranger mais personagens com participações decisivas para o curso da história. Neste segundo volume conhecemos Colen St Claire, um dos novos lobisomens, e Isabel ganha um novo papel preponderante na trama.
Tal como a sinopse nos conta, Sam está-se a habituar à sua nova vida enquanto humano. Já não muda com o frio, já não tem os espasmos que sentia quando o Inverno começava a chegar e tudo parece novo para ele. Esta redescoberta vai sendo acompanhada por Grace de uma forma bastante sofrida. Ela, que nunca se transformou, começa agora a sentir que essa mudança mais cedo ou mais tarde será inevitável. Porém, ela receia as consequências de tal e por isso mantém esse chamamento para ela própria fechando-se cada vez mais.
Cole St. Claire é um membro de uma banda famosa e filho de um génio da genética que se fartou da sua vida sem significado e aceitou tornar-se num lobisomem. Para ele, a sua pele de lobo é a sua salvação. A tomada da insconsciência e da libertação de todos os sentimentos de culpa ou de arrependimento e frustração. Mal ele sabe, quando aceita transformar-se, o papel que terá no futuro de Sam e Grace.
O enrendo é envolvente e as personagens mantêm-se tão apaixonantes como no volume anterior. Gostei da importância que Isabel ganhou na história e a evolução de Cole ao longo de todo o livro faz com que nos seja impossível não nos compadecermos um pouco de todo o seu percurso. A história de amor entre Sam e Grace leva um forte abanão e o fim deixa-nos de coração nas mãos. Estou bastante ansiosa que saia o último livro que ainda não foi publicado em Portugal. Os Lobos de Mercy Falls são uma série fantástica que aconselho a todos os amantes do género.