Marion Zimmer Bradley


Biografia: Escritora norte-americana, nascida a 3 de Junho de 1930, em Albany, no estado de Nova Iorque. Começou a escrever na adolescência, tendo fundado uma revista para amadores de ficção científica aos dezassete anos de idade. Em 1949, ano em que casou com Robert Alden Bradley, apresentou uma história ao concurso mantido pela revista de ficção científica Fantastic/Amazing Stories, pelo que realizou a sua primeira venda.
Em 1952 começou a escrever profissionalmente para várias revistas, como a Vortex Science Fiction e, a partir de 1958, obteve um certo reconhecimento, ao publicar o primeiro romance da série Darkover, intitulado “The Planet Savers” (1958). A série, que viria a totalizar vinte e um volumes, quase todos da autoria de Marion Zimmer Bradley, contava a história de um planeta descoberto nos finais do século XXI e colonizado pela Terra.
Em 1964 obteve o seu diploma pela Universidade de Hardin-Simmons, em Abilene, no estado do Texas, fazendo depois estudos de pós-graduação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, de 1965 a 1967.
Reorientou-se da ficção científica para o género da fantasia, publicando, entre outras obras, “The Forest House” e “Lady Of Avalon”, que procurou cunhar com pequenos toques de feminismo. Em 1983 publicou a sua obra mais conhecida, “The Mists Of Avalon” (As Brumas de Avalon), uma recriação das lendas arturianas vistas sob a perspectiva dos seus arquétipos femininos, como Viviane, Gwynyfar, Morgaine e Igraine. Um enorme sucesso, a obra manteve-se no topo da lista de vendas do jornal Times durante quatro meses.
Em 1987 publicou “The Firebrand”, em que recontava a história da Guerra de Tróia sob a perspectiva da deusa Cassandra, que Zimmer Bradley nomeou de Kassandra. Editou também algumas revistas, incluindo a sua própria Marion Zimmer Bradley’s Fantasy Magazine, que havia começado em 1988, e uma antologia anual, “Sword and SorceressW.
Faleceu quatro dias após ter sido vítima de um ataque cardíaco, em Berkeley, a 25 de Setembro de 1999.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

10 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alice
Alice
14 anos atrás

Adoro Marion Zimmer Bradley. Foi com ela que me lancei aos 14 anos nos livros mais "grossos" e numa literatura mais adulta. Gostei sobretudo do "Presságio de Fogo" e daquele volume em que nos narra a estória de Boudica (agora tive uma amnésia momentanea e não me sai o nome do livro).
Bjs

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

A história de Boudica é narrada em Os Corvos de Avalon.
Sem dúvida que é uma escritora fantástica e apaixonante!!
Dela ainda só li As Brumas de Avalon, Os Corvos de Avalon, A Casa da Floresta e A Sacerdotisa de Avalon. Vou tentar adquirir brevemente A Senhora de Avalon (que é a sequência de A Casa da Floresta) e depois A Queda da Atlântida.
Os livros desta escritora, até agora, deixam-me completamente fora do mundo num reconhecimento muito pacífico de tudo o que foi, é e, quem sabe, será.
Acho que é quase uma leitura indispensável a qualquer pessoa.

Beijinho *

Alice
Alice
14 anos atrás

Há uma outra trilogia com ligações a 1 quarto volume que eu também gosto muito, O Poder Supremo. Mas são uma coisa diferente, não tem nada que ver com História, com o passado do Mundo. É mais sobre o oculto, magia, poltergeist e vidas passadas, uma coisa muito New Age mas que eu gostei bastante.
Aquelas coisas que a autora escreveu na área da ficção ciêntifica é que não consigo ler, tudo o resto adorei.

Jojo
Jojo
14 anos atrás

Eu muito ler esta algo desta escritora. Vou começar pela série de livros de Avalon. Espero sr muito feliz com Marion Zimmer Bradley.

Bjokinhas natalícias:P

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

Alice:
– Nunca li nada dessa trilogia. Tenho andado sempre mais à volta de toda a saga de Avalon. Sou uma apaixonada pelas lendas arturianas e então não resisti em ter começado com as Brumas. Depois como também tenho sempre interesse por factos históricos fui gostando de ler os outros.
Digo-te que fiquei surpreendidíssima quando investiguei mais a sério e soube que grande parte do que ela retrata sobre Boudica é verdade. Que mulher!!
Mas agora que me falaste nessa saga de O Poder Supremo, hei-de procurá-la.
Mas já agora, quais foram os livros de ficcção cientifica que ela escreveu?

Beijinho *

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

Jojo:
– Começar pelas Brumas é ficar presa nesta escritora =P. Acho que fazes muito bem!! Eu já li as brumas há tanto tempo que sinceramente ando a precisar de ler outra vez.
Esta escritora e a Juliet Marillier dão cabo de mim 🙂

Beijinho*

Alice
Alice
14 anos atrás

Os livros de um dénero mais proximo da ficção cientifica são os da série Darkhover (acho que se escreve assim) mas eu não consigo lê-los…! Também comecei pelas Brumas, depois li os que andas a ler agora, seguidos do "Presságio de Fogo" que é muito bom. Posteriormente encontrei um volume muito pequenino e com algumas ilustrações, editado pela Difel, "A Gratidão dos Reis" mas é complicado encontrá-lo. Só mais tarde tentei sair desse registo arturiano e mais histórico que tanto me agrada e lançar-me no "Poder Supremo".
Bjs

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

Um que encontrei dela numa feira do livro e que nunca mais vi foi A Sacerdotisa de Avalon. Que fala de Helena, mãe de Constantino Magno. Sem dúvida um livro extremamente histórico mas muito bom 🙂

Espero conseguir encontrar os livros do Poder Supremo brevemente 🙂 Antes apenas quero terminar de ler os livros desta "saga".

Muito Obrigado por me teres sugerido esses do Poder Supremo 🙂

Beijinho *

Alice
Alice
14 anos atrás

A Sacerdotisa de Avalon está lá em cima na estante… Visto que pareces ser uma pessoa que toma bem conta dos livrinhos se quiseres manda mail para a sombra, combinamos e eu empresto-to.
Bj

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

Eu tenho A Sacerdotisa =) Se calhar fiz-me entender mal.
Eu dela só tenho:
– Os Corvos de Avalon
– A Casa da Floresta
– A Sacerdotisa de Avalon
Fora estes li As Brumas de Avalon =)

Mas muito Obrigado pela disponibilidade de empréstimo. Talvez te venha a pedir aquele que disseste que também é raro.

Eu A Sacerdotisa de Avalon só encontrei da edição Rocco. A Difel não editou. Sei que também há o livro A Senhora de Avalon da Rocco. Sabes se há mais?

Beijinho *

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide