A Conspiração – Dan Brown

A Conspiração
Dan Brown

Bertrand Editora
Número de Páginas: 580

Sinopse:

Quando um satélite da NASA descobre um estranho objecto enterrado nas profundezas do gelo do Ártico, a agência espacial vangloria-se de uma vitória de que muito necessita – uma vitória com profundas repercussões para a política interna da NASA e para a futura eleição presidencial. Para verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca chama a especialista dos Serviços Secretos, Rachel Sexton. Acompanhada por uma equipa de peritos, que conta com o carismático erudito Michael Tolland, Rachel viaja para o Ártico e desvenda o impensável: uma fraude científica.

Trata-se de uma conspiração audaz para lançar o mundo num vórtice de controvérsia. Mas, antes de avisarem o Presidente, Rachel e Michael caem na emboscada de uma equipa de assassinos. Tentam salvar a vida numa paisagem letal e inóspita, mas a única esperança de sobrevivência é descobrirem o cabecilha desta terrível conspiração. Quando se descobre a verdade, é a mais espantosa conspiração de todas.

Opinião: No geral, gostei bastante deste livro. Até agora, do Dan Brown, tinha lido todos os livros editados em português menos este e O Símbolo Perdido e tinha gostado de todos. Este não foi excepção.
A primeira metade do livro custou-me um pouco mais a ler que a segunda. Achei que demorou bastante tempo até no ser revelado qual a descoberta da Nasa. O assunto principal não era bem qual a descoberta, mas sim tudo o que ela envolvia e tudo o que estava implicado, e quando me vejo a chegar à página 100 e ainda só enrolou, enervei-me um pouquito =P.
Mas depois quando dei conta estava envolvida por um ritmo frenético em que cada linha puxa a outra.
Achei que em termos de riqueza de estória, este livro não teve muita. Como sou uma aficcionada da ciência e da ficção cientifíca, claro que gostei dos temas que foram abordados mas achei que o que mais nos prende à leitura é mesmo a acção em que o livro nos envolve e não tanto a riqueza do conteúdo. Podem achar que é impossível um livro nos prender a leitura se a sua estória não for mesmo boa, mas a verdade é que mesmo não sendo uma relíquia este livro dá-nos uma prespectiva bastante boa de como a políticas nos EUA funciona, e não só. A política no geral é um mundo podre e neste livro isso fica mais que bem evidenciado.

Vou-vos deixar aqui a sinopse que substituiu a que vos deixei em cima, aquando da substituição das capas para vos dar a conhecer um pouco mais do livro. Só agora descobri esta sinopse!

O Presidente Zachary Herney está a lutar por uma duríssima reeleição. O seu opositor, o Senador Sedgwick Sexton, é um homem com amigos poderosos e uma missão: privatizar a NASA e reduzir as suas despesas. Lutando para sobreviver a uma série de erros que ameaçam a sua imagem política, a NASA faz uma descoberta atordoadora: um estranho meteorito enterrado no Ártico. O Presidente é informado de que o objecto encontrado vai ter implicações determinantes no programa espacial americano. Contudo, dada a reputação vacilante da agência espacial norte-americana, será a descoberta válida ou não? Rachel Saxton, uma investigadora dos Serviços Secretos da Casa Branca, é destacada para confirmar a autenticidade do achado. Rachel tem como missão resumir relatórios complexos em notas de uma página. Neste caso o Presidente precisa dos seus dados antes da última declaração que fará ao povo americano e que será decisiva na sua reeleição. Acompanhada por uma equipa de especialistas, incluindo o carismático oceonógrafo Michael Tolland, Rachel descobre o impensável: provas de um embuste científico, de uma cilada que ameaça mergulhar o mundo em controvérsia. Mas antes de conseguir contactar o Presidente, Rachel e Michael são vítimas de uma perseguição sem tréguas ao longo do Ártico, refugiam-se num submarino nuclear e acabam por ser aprisionados num pequeno barco na costa de New Jersey, enquanto a capital norte-americana ferve de expectativas relativamente a mais uma fraude científica e os ânimos se exaltam nas antecâmaras do poder no interior da ala esquerda. Aclamado pela mestria e genialidade com que relaciona História, Ciência e Política, Dan Brown destaca-se num novo romance em que nada é o que parece e ao virar de cada página nos espera uma fabulosa surpresa.

Concluindo, gostei, foi mais um livro bem ao jeito de Dan Brown mas não tão bom como os dois primeiros.

Nota: 8/10

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Frazão
Vitor Frazão
14 anos atrás

Sempre é mais original que o Código DaVinci… E as personagens também se aturam melhor.

magmac
magmac
14 anos atrás

Olá Morrighan, começo por felicitar pelo blog. Quanto à "Conspiração", partilho da sua opinião, a primeira metade custou mais a ler do que a segunda, mas no final, é um autêntico Dan Brown, o vilão é quem menos se espera. Só me falta ler "Fortaleza Digital" dele, o último que li foi o "Símbolo Perdido", também adorei e devorei. Neste momento estou a ler as "Memórias de Idhún" de Laura Gallego García, que recomendo, é uma saga fantástica. Vou espreitando para ver as novidades que for publicando! Até semrpe!

Unknown
Unknown
9 anos atrás

olá,tenho esse livro mas com o nome de Ponto de impacto e não conspiração….

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide