Vai Aonde Te Leva o Coração – Susanna Tamaro

Vai Aonde Te Leva o Coração
Susanna Tamaro

Colecção: Grandes Narrativas

Nº na Colecção: 8
Nº de Páginas: 120

Sinopse: Livro sensação, livro de descoberta ou de redescoberta e por isso mesmo livro não alheio à diversidade de reacções. Através de um registo em que três gerações de mulheres dialogam, numa voz que reconta as suas vidas, Susanna Tamaro serve-se dessa estrutura narrativa para confrontar os diferentes tempos vividos e reavaliar este ciclo geracional. A leitura deste livro é enleante, quase hipnótica, comovente, o que justifica talvez o seu imenso sucesso internacional.

Opinião: Bem diferente dos livros que tenho livro, estava curiosa por ler este livro pois nunca tinha lido nada desta autora e já tinha ouvido bastantes comentários positivos sobre ela. Na verdade, acho que não foi com este livro que ela me conquistou verdadeiramente e passo a explicar porquê. Como diz na sinopse, este livro é narrado através de cartas que vão sendo escritas por um período de um mês por uma “avó”. Que já foi criança, mãe e agora no seu estágio final avó. Neste livro ela vai falando para a neta que decidiu ir fazer uma viagem aos EUA, narrando grande parte da sua vida, nas várias gerações e como cada factor contribuía para o seu ser e para o que lhe ia acontecendo.
É posto em causa o que é que contribui para o que cada pessoa é e para as opções que toma. Será só genética? Será genética e factor ambiental? Só factor ambiental? O que é o amor? O amor verdadeiro e incondicional existe mesmo ou é apenas um conjunto de cheiros e interacções que fazem com que as nossas hormonas queiram estar perto das hormonas do outro ser?
Porque é que a partir de certa altura da nossa vida, deixamos de ter curiosidade sobre aquelas coisas que perguntamos em criança? O que há no céu? Existe realmente um Deus? Qual o nosso propósito?
Porque é que nos rendemos a uma existencia superficial sem significado em que apenas queremos ser aceites numa sociedade egoísta?
Enfim, um bom livro para reflexão.
Não gostei muito do final do livro. Confesso que estava à espera que algo se passasse, mas nada… Não quero spoilar o livro.

Nota: 6.5/10

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jojo
Jojo
10 anos atrás

Eu não sou muito fâ desta escritora, tentei ler este livro e desisti.

Talvez volte a tentar mas, não me convenceu. Eu li o livro quase todo e não gostei muito.

Bjinhos*

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Eu estive para desistir, mas estava curiosa sobre a forma como o livro acabaria… Enfim.. Desilusão.

Acho que a ideia do livro não está mau. Mas não vejo justificação para tanta fama que supostamente ele tem no seu país de origem.

Beijinhos ***

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!