O Mundo da MItologia Nórdica

Na mitologia nórdica, acreditava-se que a terra era formada por um enorme disco liso. Asgard, onde os deuses viviam, situava-se no centro do disco e poderia ser alcançado somente atravessando um enorme arco-íris (a ponte de Bifrost). Os gigantes viviam num espaço equivalente chamado Jotunheim (Casa dos Gigantes). Uma enorme ábade no subsolo escuro e frio formava o Niflheim, que era governada pela deusa Hel. Este era a moradia eventual da maioria dos mortos.
Situado em algum lugar no sul ficava o reino impetuoso de Musphelhein, repouso dos gigantes do fogo. Outros reinos adicionais da mitologia nórdica incluem o Alfheim, repouso dos elfos luminosos (Ljósálfar), Svartalfheim, repouso dos elfos escuros, e Nidavellir, as minas dos anões. Entre Asgard e Niflheim estava Midgard, o mundo dos homens.

O Mito da Criação

O Frio e o Calor são o princípio de tudo. O frio era Nilfheim, um mundo de escuridão, frio e névoa. O caso oposto é o cálido, o calor chamado Muspell, o mundo do eterno calor.

Ginnungagup existia entre estes dois mundos, ou seja, aqui havia um grande vazio que ele preenchia. Em Ginnungagup surgiu a vida ao encontrarem-se o céu de Niflheim e o fogo de Muspell.

Entre o frio e o calor, dessa união, nasceram primeiro o ogro,Ymir ou Aurgelmir, e mais tarde a vaca gigante Audumbla. Ymir alimentou-se do leite de Audumbla, e do seu suor nasceu um casal de gigantes, e dos seus pés um filho. Essa foi a origem do embrião deles chamados yotes. Audumbla pode viver lambendo o gelo salgado, mas ao fazer isto, ela deu forma a outro ser primordial, Búre, que gera um filho, Bor.
Bor casa-se com Bestla, a filha do gigante Bolþorn. Dessa união nasceram três deuses: Odin, Vile e Ve.
Mais tarde, os três irmãos mataram Ymir, e do seu corpo criaram a terra, do seu sangue o mar, dos seus ossos as montanhas, dos seu crânio o céu (com um anão em cada canto, como se estivessem a segurá-lo), dos seus cabelos as árvores e do seu cérebro as nuvens.
Fagulhas de Muspell formaram as estrelas e os corpos celestiais, e os deuses ordenaram os seus movimentos, determinando as divisões do tempo. A terra foi circundada por um vasto oceano.

Este novo mundo foi chamado de Midgard, uma residência para a humanidade, fortificada por uma cerca feita pelas sobrancelhas de Ymir, e eles deram as terras no litoral para os gigantes se estabelecerem. Criaram no centro de Midgard, para que os homens não se sentissem só, o mundo dos asas, Asgard, em cujo centro crescia um grande freixo chamado Yggdrasil. A morte de Yggdrasil podia significar a destruição total do mundo, porque esta era a árvore da vida.

Yggdrasil é habitada por vários animais. Na sua copa vive uma águia que tem um falcão pousado entre os seus olhos. Sob os seus galhos, cabritos e veados comem dos seus . A raiz que mergulha em Niflheim é roída pelo dragão Nidhogg. Ao longo desta raiz, o esquilo Ratatosk corre para cima e para baixo, levando insultos do dragão Nidhogg para a águia que vive no topo. A razão dos insultos é porque quando o dragão que vive a roer a raiz começa a prejudicar Yggdrasil, a águia voa até ele e ataca-o ferozmente; enquanto Nidhogg fica a lamber as feridas para sará-las, Yggdrasill recupera-se e o ciclo recomeça.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Unknown
Unknown
13 anos atrás

Peço desculpa pela pergunta mas esse scan é feito a partir de um livro teu? Porque caso se trata eu gostaria de saber o nome pois tenho bastante dificuldade em encontrar um livro sobre mitologia nórdica.

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Infelizmente não é de um livro meu. Tirei da internet. Também tenho bastante dificuldade em arranjar desses livros… Mas pronto, vou tentando onde posso. O post já tem algum tempo, apenas quis reavivar o tópico.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide