Entrevista a Cláudia Loureiro, escritora Portuguesa

Bom dia a todos! Hoje venho apresentar-vos uma autora diferente!! O seu mundo é o reino das crianças! Sempre simpática e alegre, foi um prazer conhecer e falar com a Cláudia. Deixo-vos um pouco sobre ela!

O meu nome é Cláudia Loureiro, tenho 36 anos, tenho dois filhos: um com 5 anos e uma com 2 anos, sou professora do 1º Ciclo desde 1997 e sempre gostei de histórias infantis.
Na verdade a criação deste Reino foi sendo gradual… tudo começou com dois DVD’s feitos e editados por mim e pelo meu marido. Um, quando estávamos grávidos do Tiago («Estou a Chegar!») e mais tarde com um outro chamado «Já Cheguei!» que fazem a reportagem da gravidez e dos dois primeiros anos de vida do Tiago.
Criei este universo imaginário em histórias que escrevia para futuramente lhe contar. Mais tarde veio a gravidez de uma menina e as histórias ganharam um novo personagem…
Os personagens baseiam-se num estudo genealógico que fiz (até agora são já mais de 600 indivíduos e remonta a datas anteriores a 1686). Assim, alguns dos personagens destas histórias têm cognomes que foram na realidade alcunhas de antepassados nossos: Ri-te Ri-te, Tangerina, Cheira m’a Ninhos, etc.
Foi assim que as nossas Histórias foram surgindo…
Porque é que os personagens principais se chamam Príncipe Tiago Caracolinhos e Princesa Joaninha Pigoita?
Tiago Caracolinhos porque é assim o cabelo dele, não há «volta a dar»!
Joaninha Pigoita: Joaninha porque nasceu prematura (com 36 semanas) e Pigoita porque foi o petit nom que o mano lhe deu. Por isso o logotipo do Reino é um caracol com o padrão e as cores de uma Joaninha
O meu Reino é antes de mais um tributo aos meus dois filhos.
Como me começaram a pedir bonecas para as várias personagens dos livros, porta-chaves, etc., fui satisfazendo os pedidos conforme fui podendo, normalmente faço um grande stock durante o mês de Agosto que depois vou vendendo ao longo do tempo.
O best seller são sem dúvida as Pigoitas, umas bonequinhas sorridentes e aromatizadas. Os tecidos foram também transformados em Mimonstros, Pa-Tarecos, Bichanos, Pirralhitus, Amôras, etc. Alguns destes nomes foram escolhidos pelo meu filho.
Agora as ideias que fervilham por aqui são muito mais do que o tempo que disponho para as concretizar…
Penso que consigo transportar as crianças e mesmo os adultos para um Reino encantado (como havia no meu tempo de criança), um Reino cujos habitantes se chamam jacheguineses.
Posso assim dizer que o livro «História e Histórias do Reino Já Cheguei» é um Reino de fantasia que tem sempre algo de verdadeiro, pois tem raízes na realidade e que florescem no mundo do fantástico…
Para além dos maravilhosos prados do Reino Já Cheguei, existem pântanos, uma Floresta Encantada, criaturas assustadoras e outras que nem por isso, e uma família real muito especial cujo Príncipe Tiago Caracolinhos (que tem o dom de conseguir comunicar com caracóis) e a sua irmã Princesa Joaninha Pigoita tornam ainda mais especial e original…
Este Reino remete-nos assim para o imaginário infantil com todas as fadas, bruxas e dragões a que se tem direito.
As histórias do livro são contadas pelo Guizito o cronista do Reino. Para isso, ele faz pesquisas, participa em eventos e muitas vezes até tem que usar o seu Potezinho de Segredos Cósmicos para alcançar este objectivo quando escutar atrás das portas não é suficiente…
Para conhecerem este Reino dirijam-se ao castelo entrando pelo portão da frente (cuidado com o degrau), tornem-se jacheguineses, conheçam as nossas histórias passadas e presentes e deliciem-se com os requintados pormenores…
Foi editado em edição de autor em Junho de 2008 (já vendi mais de 200 exemplares online) e até agora, apesar dos inúmeros emails a editoras, não tenho recebido nenhuma proposta para a publicação do meu livro.
É uma edição print on demand em que desde as ilustrações à encadernação é tudo feito por mim com a excepção do corte das cartolinas que constituem as páginas, e das capas.
Os livros são vendidos dentro de um saquinho de pano e têm um guizito pendurado.

Aqui ficam os links para o seu site e blog:
Site Reino Já Cheguei
Blog Reino Já Cheguei

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Unknown
Unknown
13 anos atrás

Olá querida.
Obrigado pela oportunidade, pelas palavrinhas simpáticas e pela iniciativa.
Beijinhos

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide