Muitas pessoas me têm perguntado “Porque ordem devo ler os livros da série de Avalon?” e aqui estou eu para tentar responder a essa pergunta o melhor possível.
Para quem acompanha esta escritora, sabe que nem sempre os livros são publicados pela ordem cronológica dos acontecimentos. Vou então esclarecer quais os livros publicados lá fora e em Portugal e por que ordem devem ser lidos para quem quer ler por essa ordem.Livros da saga de Avalon, editados até agora pela autora (títulos originais):
* The Mists of Avalon (1979)
- Mistress of Magic
- The High Queen
- The King Stag
- The Prisoner in the Oak
* The Fall of Atlantis (1987)
* The Forest House (1993)
* Lady of Avalon (1997)
* Priestess of Avalon (2000)
* Ancestors of Avalon (2004)
* Ravens of Avalon (2007)
* Sword of Avalon (2009)
Ordem cronológica dos acontecimentos:
* The Fall of Atlantis (1987)
* Ancestors of Avalon (2004)
* Sword of Avalon (2009)
* Ravens of Avalon (2007)
* The Forest House (1993)
* Lady of Avalon (1997)
* Priestess of Avalon (2000)
* The Mists of Avalon (1979)
- Mistress of Magic
- The High Queen
- The King Stag
- The Prisoner in the Oak
Ou seja, dos livros que foram editados pela Difel, deve ler-se pela ordem seguinte:
*A Queda da Atlântida
*A Espada de Avalon
*Os Corvos de Avalon
*A Casa da Floresta
*A Senhora de Avalon
*A Sacerdotisa de Avalon
*As Brumas de Avalon
Espero ter ajudado e esclarecido. Para mais dúvidas, basta perguntar.
Eu acho que esta colecção é daquelas que se lêem bem sem ser por ordem. eu por exemplo, li as Brumas em primeiro lugar e depois li A Casa da Floresta. Não fez diferença porque conseguimos apanhar os acontecimentos e encaixa-los correctamente. no entanto devo dizer que também não tenciono ler mais nenhum da Saga.
comecei por ler as Brumas depois de ter lido uma trilogia de outra escritora. A lenda do rei Artur e todo o misticismo à sua volta sempre me interessou mas deixei-me ficar mesmo só pelas Brumas 🙂
Eu não fui capaz de me ficar pelas Brumas de Avalon.
Na minha opinião, acho que todos os livros complementam um pouco esse misticismo.
Mas um dos livros que mais me marcou foi Os Corvos de Avalon. Acho um livro terrivelmente bom, marcante e que nos mostra uma personagem histórica, reconhecida, aos olhos daquele tempo e daquele mundo. Achei fantástico.
Eu comecei por ler As Brumas de Avalon e depois fui lendo os restantes conforme iam saindo.
Resta esperar que publiquem em português "Ancestors of Avalon"
Tita, eu fui comprando alguns dos livros e depois esperei para ter um mínimo deles para ler por ordem. Aconteceu não há muito tempo ter lidos Os Corvos, A Casa da Floresta e A Senhora de Avalon.
Entretanto adquiri A Queda da Atlântida e A Espada de Avalon.
Quando publicarem os Ancestors of Avalon, vou querer reler tudo por ordem =)
É bastante engraçado ir vendo a evolução de algumas personagens que vão passando de livro para livro. Ou pelo menos a evolução das gerações. Mas sim, podem ler-se de forma independente.
Eu compreendo o que dizes. eu quando li as Brumas foi mesmo pelo misticismo da lenda do Artur e companhia lol quando terminei a colecção acabei por ir lendo outros livros da Zimmer sem terem a ver com o assunto. Tive muito tempo à procura da casa da floresta mas, por qualquer razão nunca o encontrava. Acabei por encontra-lo passados alguns anos e quando o li fiquei meio perdida. Já havia muita coisa que a memória não conseguia ligar. Uma colecção que gostava de ler, também a ver com o tema mas com um autor completamente diferente, é a colecção do Cornwell…mas deixa lá apanhar coragem lol XD
Ando a namorar os livros do Cornwell aos anos… Mas ainda não me aventurei neles. Felizmente tenho umas quantas leituras em que estou bastante entusiasmada e a consciência não vai pesando tanto.
Mas também adoro tudo o que esteja relacionado com as lendas do rei artur. Principalmente aquelas que estejam relacionadas, de alguma forma, com o paganismo.
Sabemos que foi uma altura de transição na Britânia, em que a Antiga Religião começou a ser praticada às escondidas e quando eram apanhados eram acusados de bruxaria e feitiçaria.
Tenho aqui um livro que a Bertrand lançou há não muito tempo, chama-se Rei Artur de M. K. Hume. Confesso que não conheço o autor, mas estou ansiosa por ler o livro.
Morrighan…!! Muito obrigada pelo tópico. Eu fico sempre confusa em relação aos livros desta autora e gosto de ler as coisas por ordem. Graças a ti, agora sei por onde começar e como prosseguir a minha leitura. Obrigada!
De nada Laelany!
Se puder ajudar em mais alguma coisa, it's always a pleasure! =P
Detalhe, a meu ver, importante: a autora faleceu em 1999.
Ou seja, há aí uns tantos livros que não foram escritos por ela.
# The Forest House (1993) (with Diana L. Paxson) (also now known as The Forests of Avalon)
# Lady of Avalon (1997) (with Diana L. Paxson)
# Priestess of Avalon (2000) (with Diana L. Paxson)
# Ancestors of Avalon (2004) (written by Diana L. Paxson)
# Ravens of Avalon (2007) (written by Diana L. Paxson)
# Sword of Avalon (2009) (written by Diana L. Paxson)
Pergunto a quem leu se notou a mudança dos livros "escritos com Diana L. Paxson" para os livros "escritos por Diana L. Paxson".
Olá Morrighan,
Ora era mesmo isto que procurava. Adoro Marion Zimmer Bradley. Já li vários livros dela da série Avalon mas sem ser por ordem e faltam-me alguns e então decidi "situar-me no tempo". Um facto importante sim, é que alguns dos livros não foram escritos pela autora ou somente por ela. Diana L. Paxson escreveu em conjunto com Marion algumas obras e continua o legado deixado pela irmã. A meu ver existem muito boas obras da autora (Marion) fora do tema do rei Artur e Avalon. A colina das Bruxas (o meu livro preferido!) é um bom exemplo que alia a os "tempos mais atuais" ao misticismo, como já descrevi no meu blog Leituras Low Cost.
Mais uma vez obrigada por esta informação!
Mas as Brumas vieram antes. E eu li uma entrevista da Paxson, falando que se lê primeiro a quadrilogia As Brumas de Avalon!
Tati, de facto sim vieram antes. Mas temporalmente, e para quem já leu mais volumes da série, percebe-se que As Brumas de Avalon são o fim de toda a história. Apesar de poderem ser lidos em separado, não existe comparação quando se lê a história na sua sequência temporal. É simplesmente envolvente!
Olá Olá 🙂
A ordem que aqui apresento é uma ordem temporal dos acontecimentos. Todos os outros livros, sem ser a tetralogia, se passam antes de chegar aquele momento.
Mas isto é como tudo, pode-se ler primeiro a tetralogia e depois andar para trás 🙂