Revisitando: “A Noite e o Sobressalto” de Pedro Medina Ribeiro

Feira do Livro de Lisboa 2010

São raros os casos em que autores portugueses conseguem vingar no nosso mercado literário. Muito menos na área do fantástico dada a tremenda oferta que existe. No entanto, é com alguma tristeza que constato que por vezes nem oportunidade/visibilidade dão a autores portugueses de qualidade.

Pedro Medina Ribeiro lançou o seu primeiro livro ‘A Noite e o Sobressalto’ há cerca de um ano. Li-o e adorei. É um livro de contos muito bem escrito e original que é capaz de deliciar todo o tipo de leitores.

Mas o que é certo é que um ano passou e tirando alguma divulgação neste blog e em mais dois ou três, o livroquaseparece ter desaparecido de circulação e achei que devia reavivá-lo um pouco nas mentes dos meus leitores porque, de minha sincera opinião, vale a pena ler.

Deixo-vos aqui links para a entrevista que o autor deu ao blog, a minha opinião sobre o livro e ainda a mais recente crítica publicada no jornal ‘Sol’ pelo António Pedro Vasconcelos, realçando o facto de ser raro um autor do fantástico nacional ter a honra de ver uma crónica na imprensa dedicada ao seu trabalho e ainda por cima elogiosa – como poderão comprovar no link abaixo.

Entrevista de Pedro Medina Ribeiro

Opinião Morrighan

Opinião António Pedro Vasconcelos no jornal ‘Sol’

Resta-me desejar toda a sorte do mundo ao Pedro, à sua obra e aos seus projectos futuros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
David Costa
David Costa
12 anos atrás

Infelizmente, é bem verdade o que dizes. As grandes editoras quase nem olham para os trabalhos que lhes são enviados e preferem nem arriscar. Para se vingar no mundo da literatura é preciso ser-se uma figura conhecida do público pois aí sim, ainda o livro não foi escrito e já é quase um best-seller! Houve editoras que disseram que não podiam publicar o meu livro porque não se enquadrava no projecto editorial delas, quando tinham "N" livros do mesmo género. Mais vale dizerem que não gostam ou que não querem mesmo publicar. Resta-nos escrever por gozo para os amigos, e pouco mais.

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

David, o teu comentário não podia ser mais oportuno. Finalmente vou começar a ler o teu livro =) Depois deixo a opinião aqui no blog, como sempre. Relembra-me, nunca te entrevistei, pois não?

Leto of the Crows - Carina Portugal
Leto of the Crows - Carina Portugal
12 anos atrás

Faço minhas as palavras do David. Até já me rio quando recebo essas respostas, não pela recusa, mas pelo argumento utilizado. Podiam ter pelo menos um pouco de consideração e dar uma explicação realmente sincera. Pode dar trabalho enviar mil e um e-mails, mas sempre ficavam um pouco mais bem vistos aos olhos não só dos escritores como também dos leitores que tomam conhecimento do sucedido. Enfim…

David Costa
David Costa
12 anos atrás

Não, ainda não me entrevistate;) Quando quiseres, envia-me um email! Espero que gostes do livro!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide