Opinião: “A Filha da Floresta” de Juliet Marillier

A Filha da Floresta (Sevenwaters #1)

Juliet Marillier

Editora: Bertrand

Sinopse: A Filha da Floresta é uma história do tempo em que a Irlanda e a Bretanha ainda não eram “uma só ilha”, do tempo em que a honra era a razão de viver de muitos homens e também do tempo em que o amor entre irmãos vencia qualquer contratempo, derrotando quem os tentasse separar.

Colum, senhor de Sevenwaters, tinha sido abençoado com sete filhos: Liam, Diarmid, os gémeos Cormack e Connor, o rebelde Finbar e o novo e compassivo Padriac. Mas Sorcha, a sétima filha do sétimo filho, única mulher da família e muito nova para ter podido conhecer a sua mãe, está destinada a proteger a sua família e a defender as suas terras dos Bretões e do clã conhecido como Northwoods. Após a chegada de Lady Oonagh, uma traidora que se infiltrou em Sevenwaters, bela como o dia mas com o coração negro como a noite, tudo mudou. Para alcançar o seu objectivo, enfeitiçou Lord Colum e transformou os seus seis filhos em cisnes, tendo ficado unicamente Sorcha. Depois de escapar ao poder da feiticeira, Sorcha refugiou-se na floresta, longe de casa para poder cumprir a sua tarefa e salvar os seus irmãos. Mas é, entretanto, capturada pelo inimigo, ficando assim todo o seu futuro nublado, uma vez que Sorcha irá estar dividida entre o mundo que sempre tomou como seu e um amor, que só aparece uma vez na vida.

A Filha da Floresta é o primeiro livro de uma belíssima trilogia sobre sete irmãos, que pertencem à mesma corrente do mesmo lago e ao profundo bater do coração da floresta.

Opinião: Sevenwaters é um mundo recheado de magia que chegando até nós, entranha-se e não mais nos larga. As personagens de Marillier vão-nos conquistando o coração a cada página que lemos. Torna-se impossível ficar indiferente.

O primeiro livro desta saga, primeiro uma trilogia, mas depois a autora decidiu escrever mais livros dentro do mesmo mundo, apresenta-nos Sevenwaters, um local mágico cheio de significado, onde vive uma família muito especial. Lord Colum é o senhor destas terras e pai de Sorcha, a nossa personagem principal.

A sinopse já fala o bastante sobre a história em si e não me vou estender mais nessa área porque não há palavras que consigam transmitir o que se sente ao ler esta obra. A fibra de que as personagens são feitas, os seus sentimentos nobres, a lealdade entre alguns, o amor inerente e infinito entre aquela família é comovente. Mas claro que um bom livro não podia ser escrito sem ter o outro lado mais obscuro. Porque cada moeda tem duas faces e porque o mundo é feito de dualidades que se têm que equilibrar.

O que também me fascina são as descrições das tradições antigas. Ler um livro recheado de simbologia druida e com cultura celta bastante patente é sempre um factor muito motivador e de agrado para mim. Traz uma nova visão, chegando até em certas alturas a explicar que certos festejos cristãos vieram daquela cultura.

Quanto ao fardo que Sorcha carrega e à sua história, vivemos tudo com ela, sofremos com ela, choramos por ela, e trazemos em nós o desejo de a poder libertar de uma vez. A imprevisibilidade de tudo o que a espera acarreta ansiedade e torna-se um vício percorrer o livro o mais rápido possível.

Uma boa história sem dúvida, bem escrita e que nos deixa a desejar por mais. Excelente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!