Opinião: ‘A Guerra dos Tronos’ (As Crónicas de Gelo e Fogo #1) de George R.R. Martin

A Guerra dos Tronos (As Crónicas de Gelo e Fogo #1)

George R.R. Martin

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.

Opinião: A Guerra dos Tronos veio parar à minha estante há mais de ano e meio, mas só agora, finalmente, é que peguei nele e muito resumidamente o que tenho a dizer é que já não era sem tempo! Já tinha lido ‘Sonho Febril’ de George R. R. Martin, um romance vampírico, mas sem dúvida que ‘As Crónicas de Gelo e Fogo’ são um trabalho sublime de qualidade e coerência raras.

Cada capítulo do livro foca-se numa personagem de cada vez, mas só em personagens da casa Stark. Assim, em cada capítulo vamos seguindo os passos de Ned (Eddard Stark) e a sua família. De todas as personagens que foram apresentadas, adorei Arya, Bran, mas principalmente John Snow, o bastardo. Outra família que nos é apresentada com bastante pormenor é a Lannister. E nesta, conseguimos odiar todos, ficando a duvidar um pouco do irmão da rainha Tyrion, o anão.

Quando Eddard é convidado para ser a Mão do rei, o ambiente da corte está sombrio. Dias antes da chegada do rei a Winterfell, uma carta chega a Ned com a semente da dúvida sobre a morte da antiga Mão. Desconfia-se que tenha sido assassinado pelos Lannister! Assim, Ned aceita com alguma relutância, mas só porque Robert sempre foi como família para ele. No entanto é a sua família que começa a ficar cada vez mais dividida. John parte para a Patrulha da Noite, Bran sofre uma terrível queda (em que as condições em que tal ocorreu permanecem desconhecidas por todos), Robb tem que se tornar rapidamente num Lord, e Arya e Sansa têm que partir para a corte com o pai.

Sem dúvida que George R. R. Martin foi um autêntico mestre na construção do universo e das personagens. São tantas personagens, reinos, terras, lords, reis, herdeiros, bastardos, etc., que ao início parecia que ia ser fácil perder o fio à meada. Pois estava enganada. Tirando os primeiros dois ou três capítulos em que tive que me ambientar ao formato da escrita do autor, tornou-se sempre tudo bastante fácil de seguir.

Sem dúvida uma obra muito boa e uma saga que promete ser das melhores que já li, senão das melhores que existem. Muito muito bom!

Opiniões dos restantes livros:

A Muralha de Gelo (As Crónicas de Gelo e Fogo #2)

A Fúria dos Reis (As Crónicas de Gelo e Fogo #3)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
milureis
milureis
9 anos atrás

Benvinda aos sete Reinos.

Morrighan
Morrighan
9 anos atrás

Obrigada 🙂

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide