A Fúria dos Reis (As Crónicas de Gelo e Fogo #3)
George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Bang!
Sinopse: Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate. No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.O Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso filho de Robert, Joffrey, mas quem de facto governa é a sua cruel e maquiavélica mãe. Com a afluência de refugiados e um fornecimento insuficiente de mantimentos, a cidade transformou-se num lugar perigoso, e a Corte aguarda com medo o momento em que os dois irmãos do falecido rei avancem contra ela. Mas quando finalmente o fazem, não é contra a cidade que investem…O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!
Opinião: Os Sete Reinos estão num caos. Por todo o lado há auto-proclamações de reis. Stannis, Renly, Robb e até Daenerys ruma ao Trono de Ferro! No entanto, são os Lannister que contniuam a governar, ou pelo menos a tentar. A comida escasseia, a segurança parece ser uma ilusão e ninguém sabe verdadeiramente de que lado é que está quem .
Neste volume d’As Crónicas de Gelo e Fogo’ acompanhamos o desenrolar de novos acontecimentos relacionados com a demanda da conquista do trono.
Robb, uma das personagens que mais tenho gostado, mantém Jaime como refém e os seus desígnios continuam desconhecidos. Envia Greyjoy de volta a casa com esperança que este o ajude a derrotar os Lannister, mas passados tantos anos fora de casa, Greyjoy não é tão bem recebido como pensava que iria ser e os objectivos que o pai tem para ele são outros que não os de Robb.
Stannis está decidido que ele, sendo o irmão mais velho a seguir a Robert, é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro e se, para conquistá-lo, tiver que passar por cima do irmão, que assim seja.
Catelyn está de visita a Renly, a pedido do seu filho, para tentar compreender o que se passa entre os irmãos e para conseguir que unam esforços contra os verdadeiros inimigos, os Lannister. Renly é o preferido dos irmãos e tem uma grande hoste sob seu comando. Até que Stannis lhe aparece à frente e os resultados são inesperados.
Mas é Tyrion Lannister quem verdadeiramente começa a mexer algumas peças rumo à mudança no reino. Enviado pelo seu pai para ser a Mão do Rei, rapidamente começa-se a assegurar, ou a tentar pelo menos, que o que aconteceu a Ned não lhe acontece a ele, que não será alvo de traição. Os jogos que vai jogando com o Mindinho ou com Varys são perigosos, mas não tem grandes alternativas. As suas verdadeiras intenções também estão por se conhecer.
Quanto aos Stark, Arya não conseguirá guardar o seu segredo por muito mais tempo. A caminho da Muralha, acabam por ser atacados por homens da Rainha e os sobreviventes adivinham-se muito poucos.
Em Winterfell, Bran continua a sonhar. Os seus sonhos assustam-no e por vezes imagina-se mesmo na pele de um lobo. Que comunicação misteriosa é que se tem dado? Será que a antiga magia está de volta?
Jon Snow, porque para mim será sempre um Stark, continua a acompanhar os homens da patrulha rumo à procura d’Os Outros.
Mais um volume cheio de emoção, acção e de muita ansiedade! George R.R. Martin consegue surpreender-nos de livro para livro nunca nos deixando insatisfeitos. Espero ler o próximo muito muito em breve. Adorei!
Outras opiniões d’As Crónicas de Gelo e Fogo:
Este ivro deve corresponder à segunda season da série, não? Ando indecisa quanto a ler a série, receio que ver e ler ao mesmo tempo estrague ambos os prazeres…
Este livro, supostamente, corresponde à primeira metade do segundo livro (ou seja, segunda season).
Eu acho que os livros são fenomenais 🙂
Comecei a lê-lo na semana passada. Não sou necessariamente um fan do Martin dai que leia os livros pausadamente.
HEartless, eu fiquei logo apaixonada pelos livros de Martin. Acho que é preciso grande mestria e certa inteligência para conseguir criar um mundo minimamente complexo com dezenas e dezenas de personagens sem nunca nos perdermos.
E a história em si, promete 🙂