Sou o Número Quatro
Pittacus Lore
Editora: Presença
Colecção: Noites Claras #10
Sinopse: Numa pequena cidade no estado do Ohio, John Smith, de quinze anos, é um dos nove jovens que conseguiram abandonar o planeta Lorien antes de este ter sido destruído pelos Mogadorianos e, por esta razão, tem andado escondido toda a sua vida, mudando constantemente de identidade e de localização. Agora John quer parar de fugir e enfrentar o seu destino.
Opinião: John Smith é um extraterrestre. Vindo de outro planeta, tenta encontrar o seu lugar na Terra, escondendo-se sempre dos seus perseguidores Mogadorianos, esperando que os seus Legados – poderes extraordinários que lhe permitirão lutar – se manifestem e desenvolvam. Para isso, conta com a ajuda de Henri, o seu guardião, encarregue de o proteger e de lhe ir desvendando mistérios sobre os seus Legados.
Ao mesmo tempo, outros cinco adolescentes lutam por sobreviver, à medida que vão sendo perseguidos e mortos. Três já foram aniquilados, é a vez do quatro – John Smith.
Este pequeno livro de ficção científica mostrou-se uma bela surpresa. Leitura descontraída, uma história com ritmo e mistério e que é muito fácil de imaginar/visualizar, permitindo ao leitor desfrutar ainda mais da sua imaginação durante a leitura.
O escritor estruturou bem a história, embora por vezes tenha sentido falta de algo, como se de repente algo tivesse acontecido, mas me tivesse passado ao lado. No entanto, como tem um ritmo muito bom de acção e a nossa preocupação está centrada nas personagens principais, acaba por disfarçar um pouco essa sensação.
Uma obra de ficção científica mais juvenil, mas que nos mostra uma nova realidade empolgante e curiosa. Ficaram boas expectativas para o livro que se segue, principalmente sobre a personagem que surge neste livro, a ‘Seis’. Para já não passa de um mistério, mas é um grande ponto de partida para querermos ler o próximo. Uma leitura descontraída e original. Gostei.