Opinião: ‘A Última Feiticeira’ (A Saga das Pedras Mágicas #1) de Sandra Carvalho

A Última Feiticeira (A Saga das Pedras Mágicas #1)

Sandra Carvalho

Editora: Editorial Presença

Colecção: Via Láctea

Sinopse: O fantástico épico está novamente de parabéns com mais um estreia literária de uma autora portuguesa que a Presença propõe ao seu público. Em “A Saga das Pedras Mágicas” os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A acção passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la.

Opinião: Sandra Carvalho estreou-se no nosso mundo literário em 2005 com esta obra. Apesar de já estarmos em 2012 e só agora pegar nela, só demonstra que ando há muito tempo a perder uma boa escritora. A autora chegou para ficar e não é à toa que a cada feira do livro tem sempre uma legião de fãs à espera de um autógrafo seu.

A Última Feiticeira traz até nós um novo mundo recheado de magia e emoção, num ambiente épico em que a luta pela segurança é a ordem do dia. De um lado temos os habitantes da Grande Ilha, do outro temos os Viquingues. As lutas entre si são cada vez mais constantes e várias alianças vão sendo formadas, umas mais duvidosas que outras. Há medida que os tempos avançam, também os antigos costumes dos druidas vão sendo negligenciados e os amantes das antigas tradições vão sendo forçados a esconderem cada vez mais as suas práticas.

Nos primeiros capítulos, e ainda um pouco ao longo do restante livro, para quem já leu Juliet Marillier, nota-se um certo paralelismo nas histórias de Catelyn e de Sorcha de Sevenwaters. Temos uma rapariga cheia de força que não se dá na calmaria dos ensinamentos do que é devido a uma menina do seu estatuto e que precisa desesperadamente da sua liberdade. Para além disso, aprende a arte de curandeira e cedo descobre que tem uma força vital dentro de si que lhe permite a fácil manipulação dos Elementos. Tudo parece correr bem, até que Myrna vinda do nada, faz com que a sua vida se torne num autêntico inferno. Cedo descobre que uma maldição caiu sobre a sua família e é nela que caem todas as esperanças de salvação.

Sandra Carvalho tem uma escrita muito leve e apaixonada. O leitor deixa-se envolver pelo seu enredo e cenários, mergulhando num universo onde o bem e o mal tornam-se relativos e são as motivações por de trás das acções que ditam o destino das personagens. Outro ponto forte é sem dúvida a essência de que algumas personagens são feitas e do mistério que as rodeia. O confronto entre culturas e ideais também está muito bem relatado e ficamos sempre na expectativa do que vai acontecer de seguida.

Apesar de a ideia inicial não ser totalmente nova, a autora mostrou-se uma surpresa pela sua escrita envolvente e ainda nos deixa o apetite aguçado com um fim que não demonstra ser de todo um desfecho, mas o princípio de uma nova etapa. Gostei e em breve lerei o próximo volume da saga ‘O Guerreiro-Lobo’.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide