[Sobre Livros] Cinco sagas literárias que cresceram com os leitores

Há 15 anos J.K. Rowling lançava o primeiro livro da saga que a tornaria milionária e que marcaria a adolescência de muitos. Mas os livros do aprendiz de feiticeiro não foram os únicos a cumprir essa função. Em mês de aniversário, recordamos outras cinco sagas que viram os seus leitores crescer.

Em junho de 1997, as estantes da livraria Bloomsbury em Londres recebiam a primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro de sete livros da saga assinada pela britânica J.K. Rowling que acompanha as façanhas do jovem feiticeiro e dos seus amigos, enquanto aprendem artes mágicas em Hogwarts e lutam contra o pérfido Voldemort. No ano passado, a saga Harry Potter atingia a marca dos 450 milhões de livros vendidos, tornando-se na série literária mais vendida de sempre. A passagem pela adolescência é tema central nas histórias, um fator que parece ter sido decisivo para a popularidade da saga. Milhões começaram a ler os livros em criança, atravessaram a adolescência com eles e alguns atingiram a maioridade ainda a lê-los. E dos livros, Harry Potter foi para o cinema com igual sucesso.

Ninguém bate os livros de J.K. Rowling nas estatísticas mas há outros que antecederam ou sucederam as páginas de Potter e que são fenómenos de popularidade junto do público mais jovem.

Saga Crepúsculo

O vampiro Edward, o lobisomem Jacob, a adolescente humana Bella e o triângulo amoroso entre eles pôs jovens e as suas mães a arrancar cabelos um pouco por todo o mundo. Em três anos (entre 2005 e 2008), a autora Stephenie Meyer lançou quatro livros. Os quatro tiveram direito a adaptação cinematográfica e transformaram em estrelas instantâneas os atores Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner. Em 2010, a série literária tinha vendido 116 milhões de cópias em todo o mundo e sido traduzida em 38 línguas.

Os Cinco

Enid Blyton escreveu algumas das mais populares séries juvenis da literatura britânica, entre elas “Noddy” ou “Os Sete”, mas “Os Cinco” (The Famous Five) são talvez o seu maior legado. Os 21 livros da série, que conta as aventuras de um grupo de amigos, foram publicados entre 1942 e 1963 e nos anos 70 foi marcante a popularíssima série de televisão com as histórias dos livros.  Hoje, continuam a ser reeditados e lidos por novas gerações.

Trilogia Os Jogos da Fome

A dúvida persiste: porque é que três livros sobre uma distopia pós-apocalíptica em que adolescentes são atirados para uma arena e têm de se matar até um só um sobreviver são classificados como literatura juvenil? E porque é que são um enorme sucesso junto dos “jovens adultos” (como lhes chamam os americanos)? A resposta não é clara mas os números falam por si. Em novembro de 2010, o primeiro livro da saga contabilizava 100 semanas consecutivas na lista de best-sellers do New York Times. Em Portugal, a febre só chegou com a estreia do filme que adapta a primeira obra de Suzanne Collins, mas está já nas mãos de muitos ávidos leitores.

Uma Aventura

É a série de literatura juvenil made in Portugal como mais sucesso desde sempre. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada começaram a escrever os seus livros em 1980. Hoje, têm 54 aventuras publicadas e quatro são recomendadas  pelo Plano Nacional de Leitura. João, Chico, Pedro, as gémeas Teresa e Luísa e o cão Faial já passaram pela cabeceira de quase todos os jovens portugueses. Também estiveram na televisão, numa série de imagem real, e já tiveram direito a um filme, em 2009.

As Crónicas de Nárnia

São um clássico da literatura juvenil e continuam a ser muito populares, 62 anos depois da publicação do primeiro livro da saga. “As Crónicas de Nárnia” do autor irlandês C.S. Lewis, são os livros desta nossa lista que mais vezes foram adaptados ao teatro, à rádio, à televisão e ao cinema. Os sete livros passados no reino mágico de Nárnia, onde os animais falam e reinam e onde um grupo de jovens humanos vai parar através de um guarda-roupa, foram escritos entre 1949 e 1954. C. S. Lewis foi buscar a sua inspiração para a série de obras a várias mitologias, como a grega ou a romana, em livros que são uma espécie de Senhor dos Anéis para os mais novos.

Notícia original: http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/cinco-sagas-literarias-que-cresc_4152.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ms.
Ms.
11 anos atrás

Falta só a "Mundos Paralelos" de Philip Pullman 🙂

Daí, por livros, só mesmo a do Harry Potter e alguns livros de "Uma Aventura" e "Os Cinco".
Filmes, vi o resto.

Ms.
Ms.
11 anos atrás

Falta só a "Mundos Paralelos" de Philip Pullman 🙂

Daí, por livros, só mesmo a do Harry Potter e alguns livros de "Uma Aventura" e "Os Cinco".
Filmes, vi o resto.

carolaine
carolaine
11 anos atrás

Harry Potter, sempre :')

http://tarasneurasmanias.blogspot.pt/

Flávio Gonçalves
Flávio Gonçalves
11 anos atrás

Ocorre-me "O Clube das Chaves" de Maria do Rosário Pedreira e Maria Teresa Gonzalez e ainda "O Bando dos Quatro" do genial João Aguiar (falecido antes que eu o pudesse entrevistar para o 1º número da "Finis Mundi: A Última Cultura").

Não sei se é do teu tempo, mas quando estava no liceu era uma loucura os livros "Aventuras Fantásticas", que infelizmente foi descontinuiada pela Verbo (ainda guardo perto de uma trintena deles). Mas não eram uma saga… só uma colecção.

Alexx M.
Alexx M.
11 anos atrás

Para além dos Cinco, de Uma Aventura e do Harry Potter, deixo aqui algumas sagas que cresceram comigo e ainda as guardo (quem sabe para gerações futuras):
"Triângulo Jota", de Álvaro Magalhães
"O Clube das Chaves" e "Detective Maravilhas", de Maria do Rosário Pedreira e Maria Teresa Maia Gonzalez
"O Bando dos Quatro", de João Aguiar
"Os Super 4", de António Avelar de Pinho e Pedro de Freitas Branco
"Coleção Profissão Adolescente", de Maria Teresa Maia Gonzalez (era uma coleção com vários livros diferentes e não uma saga, mas pronto…)

Os outros que referes (já os li a quase todos, com exceção feita para a Nárnia), só os conheci já mais velha, mas também me ajudaram a crescer 😉

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide