Opinião: ‘Solstício de Verão’ de Tara Moore

Solstício de Verão

Tara Moore

Editora: Quinta Essência

Sinopse: O Baile do Solstício de Verão dos Granville é sempre inesquecível. Todas as pessoas importantes da sociedade irlandesa reúnem-se em Carrickcross House – a propriedade rural da família – para uma noite de folia. Mas este ano a noite é muito especial: a matriarca Honoria vai anunciar o noivado do seu neto Rossa com Ashling Morrison. Ashling está delirante. Alto, moreno e bonito, Rossa é o partido perfeito, mas será demasiado bom para ser verdade? Por que motivo está Honoria tão interessada em fazer Ashling – enteada da sua arqui-inimiga Coppelia – parte do clã Granville? Poderá Carrick, o irmão de Rossa, manter a sua posição como herdeiro legítimo? E o que fará a implacável Coppelia? Com a promessa de convidados distintos, bebidas, danças e assassínio… será um solstício de verão inesquecível!

Opinião: Solstício de Verão é a minha obra de estreia com Tara Moore. Fugindo um pouco à rotina, escolhi ler este livro principalmente pela miscelânea de elementos que a sinopse mostrava proporcionar. Quando temos um livro que nos oferece romance, crime, intriga e mistério, fica impossível resistir.

A vida aristocrata sempre teve o seu quê de fascinante muito por ser sempre crucial ter cuidado com a imagem que se transmite para o resto da sociedade. O Baile do Solstício de Verão serve para isso mesmo, mostrar que a família Granville continua firme e imponente na sociedade irlandesa. Honoria tem uma nova carta em cima da mesa para garantir que existirá um herdeiro digno de seu nome e não vai perder esta oportunidade para provocar reacções às suas intenções.

Tara Moore construiu um leque de personagens bastante variados cujas histórias acabam por criar uma teia enorme em que o leitor se vê preso sem dar por isso. Que segredos possuirão Honoria e Coppelia para alimentarem um tal ódio que faz Honoria usar Ashling, filha de Coppelia, numa das suas jogadas mais rebuscadas de sempre? São sem dúvida duas mulheres de grande porte e personalidade social, cada uma à sua maneira.

Ashling por seu lado, está nas suas sete quintas. Ama Rossa mais do que alguma vez imaginou vir a amar e que mais poderá ela pedir? Rossa é bonito, atraente e um homem de sonho. Quão sortuda será ela por ter alguém assim na sua vida? Talvez não tanto como poderia pensar ao início. Rossa não é homem de uma só mulher. Conseguirá ele levar esta farsa até ao fim?

Sobra-nos Carrick. Carrick é sem dúvida das personagens mais enigmáticas ao longo do livro. Sem ter arranjado ainda uma companheira, cedo vê quais as verdadeiras intenções da sua avó ao anunciar o noivado do seu irmão com Ashling. Mas se ela pensa que ele se dobrará à sua vontade, está muito enganada.

Com um ritmo de acção constante Solstício de Verão mostrou-se uma leitura dinâmica, divertida e muitas das vezes um pouco sombria. Quem ficará indiferente à perversidade e insensibilidade dos gémeos? Ou até mesmo ao quão baixo as pessoas estão dispostas a descer só para manterem uma certa imagem perante a sociedade?

A escrita da autora é simples, por vezes viciante e desperta-nos a curiosidade do início ao fim. Uma leitura muito descontraída e óptima para os fins de tarde na praia. Gostei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide