Opinião: ‘O Vale do Silêncio’ (Trilogia do Círculo #3) de Nora Roberts

O Vale do Silêncio (Trilogia do Círculo #3)

Nora Roberts

Editora: Saída de Emergência

Chancela: Chá das Cinco

Sinopse: Após ter viajado no tempo através do Baile dos Deuses para o antigo reino de Geall, Moira toma o seu lugar como rainha. Ao lado dos seus cinco companheiros, Moira terá que liderar os seus súbditos, na maior batalha alguma vez vista, contra o exército de vampiros de Lilith que tudo fará para destruir Geall. Moira também não esqueceu que os vampiros mataram a sua mãe e esta é a oportunidade de se vingar. Mas há um vampiro a quem confiaria a sua alma: Cian foi transformado em vampiro por Lilith há séculos, mas agora é fiel ao Círculo. Sem hesitação, irá matar outros da sua espécie, ganhando o respeito da rainha. Mas Cian quer mais do que o respeito de Moira, mesmo sabendo que esse amor o deixa vulnerável. Pois como poderá um imortal amar uma mulher que está condenada a morrer – ou pelas mãos de Lilith ou pela maldição do tempo?

Opinião: Depois do início em A Cruz de Morrigan, onde conhecemos o mundo em questão, e da continuação em O Baile dos Deuses, onde testemunhamos toda a preparação para a batalhar final, temos finalmente o derradeiro desfecho da história do círculo em O Vale do Silêncio. Sem dúvida uma trilogia que de livro para livro ficou cada vez melhor.

Neste último volume da Trilogia do Circulo, temos a história de Moira e Cian.

Moira está destinada a ser a rainha de Geall. Mais do que nunca ela sente isso e quando chega a altura de puxar a espada dos deuses da pedra, uma nova energia apodera-se dela tornando-a um exemplo para os eu povo e ainda mais temível aos olhos de Lilith. No entanto, a sua força não advém apenas de toda a magia que a rodeia, mas também de o inesperado, porém inevitável, amor por Cian.

Cian é um não-morto, um vampiro. Durante demasiado tempo só conheceu as trevas e a escuridão. Foi abandonado depois de criado e dependeu sempre apenas de si próprio para conseguir sobreviver. Depois de Lilith lhe ter matado o melhor amigo que alguma vez teve, King (que nos foi apresentado no primeiro livro), Cian jurou que seria ele próprio a matar Lilith. Após ter aceite fazer parte do círculo, rapidamente as suas razões para se vingar aumentaram. Moira, com o tempo, tornou-se a sua Luz. Sem ele se aperceber bem quando ou como, Moira, a rainha guerreira, tornou-se a fonte de esperança naquela batalha.

A história de amor destes dois é deveras comovente. Transmite emoções bastante fortes como a paixão, o desespero por a morte estar próxima e não haver tempo suficiente para se amarem, a tristeza por nunca poderem ter uma vida em conjunto e muito mais. São duas personagens de personalidades fortes, que fazem o que tem de ser feito mesmo que isso lhes cause o maior sofrimento.

A batalha final acaba por ser um pouco daquilo que estávamos à espera. Caos, morte, sacrifício, mas ao mesmo tempo uma força e convicções inabaláveis de que é possível vencer a escuridão com a luz que une o círculo.

Tenho de confessar que a escritora Nora Roberts conseguiu surpreender-me pela positiva. O início deixou-me na expectativa, o livro anterior aguçou-me a curiosidade e este encheu-me de adrenalina e emoções. Penso que quando um autor consegue provocar isto num leitor, é bom sinal. Os seus livros normalmente não me despertam muito a curiosidade, mas sinto-me obrigada a aconselhar esta trilogia a quem gosta de um bom romance recheado de magia. Gostei.

Nora Roberts - www.wook.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Storyteller
Storyteller
11 anos atrás

Bem, definitivamente agora fiquei a roer-me de curiosidade.
Senti o mesmo que tu, sempre gostando do que lia, mas à espera de mais qualquer coisa. E realmente acho que, se o 2º livro já foi um pouco melhor, o último deixa-me cheia de curiosidade, precisamente por ser a história mais improvável e eu querer saber como é que a autora os vai pôr a ficar juntos.
(Não queres pôr aqui um spoiler???)

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Ahaha! oh Elsa, percebo-te bem!
Mas acho que não vou colocar spoiler nenhum para conseguires tirar todo o gozo da leitura que puderes 🙂
É mesmo bastante emocionante. Eu gostei imenso.
Espero que o possas ler brevemente!

Um grande beijinho e obrigada pelo comentário!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide